Obra da escritora e professora Fabiana Maria ganha vida em encontro especial com alunos nesta quarta-feira (3)

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Por: Silvano Dionizio

O lançamento do livro Tóin-tóin tomou conta do Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, nesta quarta-feira (3). Entre 8h e 13h30, o espaço recebeu turmas dos 3º e 4º anos, dos turnos da manhã e da tarde, além de representantes das escolas, para uma imersão no universo criado pela escritora e professora olindense Fabiana Maria.

De acordo com a autora, a professora da Rede, Fabiana Maria, Tóin-tóin constitui uma valiosa ferramenta para a construção de práticas pedagógicas antirracistas no ambiente escolar.

A obra narra a história de uma menina negra de cabelos crespos que, ao observar as crianças de sua aldeia brincar, percebe que as bonecas disponíveis não se parecem com elas. Diante dessa constatação, ela passa a questionar essa realidade e embarca em uma jornada de descobertas e aprendizagens sobre si mesma, sua identidade e a cultura do seu povo”, destacou.

Estiveram presentes o Secretário de Educação de Olinda, Odin Neves, a Secretaria Executiva de Programas e políticas Educacionais, Maria Gorete e as diretoras da pasta, Valdenice Honório, de Gestão Educacional e Eline Lima, de Ensino e Formação Profissional.

Para o secretário da pasta, Odin Neves, essa é uma linda oportunidade de os alunos da rede entender desde cedo a importância e combate ao racismo, assim como a valorização de pertencimento.

Cerca de 35 escolas se inscreveram, com cada unidade escolar realizando a inscrição prévia de seus representantes até o dia 1º de dezembro.

No lançamento, os estudantes receberam um exemplar da obra literária, além de participarem de uma enriquecedora experiência sensorial e auditiva, permeada pela narrativa apresentada no livro.

Importante destacar que todas as escolas municipais também irão receber exemplares da obra.

Notícia rápida

Categorias