Ouvir a matéria clicar no player
Por Pedro Morais

Teve início na tarde desta sexta-feira (5), a 17ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda realizada pela Secretaria de Saúde de Olinda (SSO) e pelo Conselho Municipal de Saúde de Olinda (CMSO), com tema “Saúde em Movimento: Fortalecendo a Implementação do SUS Municipal com a Participação do Controle Social”.
A Conferência contará com a participação de 160 delegados(as), representantes dos usuários(as), trabalhadores(as) e gestores(as) do SUS/Olinda e constitui um espaço democrático para a construção de propostas que subsidiarão a formulação do Plano Municipal de Saúde 2026-2029, fortalecendo o controle social e assegurando que as políticas públicas atendam às necessidades da população olindense.
Na solenidade de abertura, a mesa foi composta pela presidenta do CMSO e Secretária de Saúde de Olinda, Ana Cláudia Callou; a coordenadora da Comissão de Organização da Conferência, Ariane Cavalcanti; a vereadora da cidade de Olinda, Denise Almeida; e, Euclides Monteiro, conselheiro do Conselho Estadual de Saúde.
A Secretária de Saúde, Ana Callou, pontuou a importância do evento e elogiou o Conselho. “Estamos em momento de reconstrução do país e, sobretudo das políticas públicas que fomenta proposta para melhorar a qualidade de vida da população de Olinda. Aproveito para elogiar a postura ética do Conselho e o cumprimento do quórum mensal, e oficialmente dou como aberta a 17ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda “, enfatizou.
Após a mesa de abertura, a médica sanitarista, Dra. Cristina Sette, fez uma apresentação sobre o tema da Conferência, trazendo reflexões sobre a importância do(a) profissional de saúde nivelar por igual e individualizado o atendimento às diversas camadas sociais da sociedade e propôs a discussão de implantação de mais políticas públicas direcionadas aos grupos mais vulneráveis.
A Conferência prossegue neste sábado, das 8h às 17h, na Faculdade de Medicina de Olinda.