Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda celebrou, nesta quinta-feira (29), a instalação do Posto Territorial Periferia Viva do bairro de Sapucaia, na Estrada de Aguazinha. A novidade é fruto de uma parceria do município com os Governos Federal e Estadual, com presença da prefeita Mirella Almeida e do secretário nacional de Periferias, Guilherme Simões.
O Posto Territorial é uma das etapas do Programa Periferia Viva. O Governo Federal fará investimentos de R$ 105 milhões no local. Esse dinheiro servirá também para alargamento no Canal Lava-Tripas, obras urbanas e mais de 200 unidades habitacionais, levando segurança, cidadania e dignidade.
“Olinda terá CEP para todos. Isso parece pouco, mas quem passa por isso sabe o quanto é importante isso. Mas não só, queremos saúde e muito mais para a população da periferia. Moradias, obras de encostas, etc. Precisamos transformar a vida dessas pessoas. Agradeceço os Governos Federal e Estadual por tanto investimento em Olinda, nunca foi visto algo igual na cidade”, disse a prefeita Mirella Almeida.
“Agradeço à Mirella e à governadora Raquel Lyra pela recepção. Tenho a honra de fazer parte dessa secretaria de periferias, venho de periferia, aprendi muito. Temos uma missão de não deixar a periferia invisível. Estamos rodando o Brasil com esse objetivo, é prioridade do Governo Federal. Os investimentos não são pequenos e o maior do Brasil é aqui, em Pernambuco”, respondeu Guilherme.
CARAVANA DAS PERIFERIAS
A Caravana das Periferias chegou a Pernambuco com pacote de ações da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, para as comunidades. O estado é o primeiro do Brasil a receber a edição 2026 da Caravana nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
CEP PARA TODOS
Ainda no evento, o CEP Para Todos foi assunto. O programa é uma parceria da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, com os Correios e o Ministério das Comunicações, no âmbito do Programa Periferia Viva. Tem como principal objetivo garantir o endereçamento formal de favelas e comunidades urbanas, facilitando e ampliando o acesso à cidadania e a serviços essenciais.
O QUE FAZ O POSTO TERRITORIAL?
O local vai acolher entidades e equipes de assessoria técnica que estão à frente das intervenções urbanísticas na localidade. Também será um ponto de atendimento à população para tirar dúvidas e realizar plantões e reuniões com o intuito de estimular a participação da comunidade, gestão pública e outras entidades envolvidas no trabalho de melhoria da região.
Em parceria com o Balcão de Direitos da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH-PE) também serão oferecidos serviços como emissão de segunda via de RG, CPF e certidões, além de atendimentos relacionados a retificações, registros tardios e outras demandas civis, ampliando o acesso da população a seus direitos básicos.
“A periferia tem cultura, tem arte, é viva! É uma conquista. Recebemos muito investimento da prefeitura, temos habitacional entregue, vem mais por aí, mais de 80 ruas requalificadas, limpeza do Lava-Tripas… Só agradecer. Estamos sempre em contato com a prefeitura, que nos recebe muito bem, mas nosso diálogo é para pedir. Hoje, somente agradecer”, encerrou o representante dos moradores de Aguazinha, Cristiano Santos.



