Ouvir a matéria clicar no player
O Carnaval de Olinda de 2026 marca um novo capítulo na prevenção à violência de gênero em grandes eventos no Brasil. Na quarta-feira (11) de pré-Carnaval, dia de maior fluxo de voos diretos da Argentina para Pernambuco, passageiras que desembarcarem no Aeroporto Internacional dos Guararapes serão recebidas com um receptivo especial de passistas e orquestra de frevo, acompanhado da distribuição de cartilhas bilíngues de prevenção ao assédio e à violência de gênero e divulgação das estruturas de acolhimento dedicadas a elas, assim como canal de informações em espanhol.
A ação integra a primeira iniciativa estruturada de prevenção com alcance internacional realizada pelo Instituto Livre de Assédio no Carnaval de Olinda, com patrocínio da Embratur. O objetivo é garantir que turistas estrangeiras, especialmente mulheres viajantes solo, tenham acesso imediato à informação, orientação e redes de apoio logo na chegada ao destino.
A iniciativa parte de um dado essencial para o setor: a segurança é um dos principais fatores na escolha de destinos turísticos, especialmente entre mulheres que viajam sozinhas. Pesquisas do Airbnb indicam que a percepção de segurança influencia diretamente a decisão de viagem desse público, que cresce de forma consistente no turismo global.
A Prefeitura de Olinda destaca que iniciativas como essa fortalecem o turismo de forma sustentável.
“Olinda vive do turismo, da cultura e da ocupação segura do espaço público. Quando cuidamos da segurança das mulheres, estamos cuidando da economia da cidade”, ressalta Mirella Almeida. “Queremos que mulheres do Brasil e do mundo escolham Olinda sabendo que aqui elas podem viver a festa com liberdade, respeito e segurança.”
“Olinda é um destino muito desejado e recebe muitas mulheres viajantes solo, especialmente no Carnaval. Quando falamos de turismo, estamos falando também de responsabilidade”, afirma Ana Addobbati, presidente do Instituto Livre de Assédio. “A segurança é um fator decisivo para a escolha do destino. Receber essas mulheres já no aeroporto, com informação clara, linguagem acessível e uma mensagem de acolhimento, é uma forma concreta de dizer: vocês são bem-vindas e não estão sozinhas.”
Durante os dias de carnaval, o Instituto Livre de Assédio também estará presente nas ruas de Olinda com ações de prevenção, orientação e acolhimento, além da distribuição de cartilhas bilíngues (português e espanhol) e QR Codes com acesso rápido à rede de apoio e serviços de proteção. Haverá assistência social bilíngue durante os dias de carnaval em ponto de assistência com tradutora das 9h às 2h, de sábado a terça-feira de carnaval, na Rua Justino Gonçalves, 85, Carmo. Além disso, a Guarda Municipal e os produtores de pousadas e day uses foram treinados e orientados a encaminhar as turistas para esse local ou buscar o canal de informação para garantir acolhimento e cuidado.
Para o Instituto Livre de Assédio, a mensagem é clara: Carnaval seguro não é discurso. É estrutura, parceria institucional e ação concreta. Se a festa é para todo mundo, a segurança também precisa ser. Sempre.
Serviço para a turista
• Recepção especial no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na quarta-feira de Carnaval, com passistas e orquestra de frevo
• Distribuição gratuita de cartilhas bilíngues (português e espanhol) com informações de segurança, disponível impressas e para download no site www.institutolivredeassedio.com.br e redes sociais da prefeitura
• QR Code com acesso rápido à rede de apoio, serviços locais e canais de denúncia
• Ponto de acolhimento com tradução durante os dias de Carnaval localizado na Rua Justino Gonçalves, 85, Carmo