Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda realizou, na manhã desta quarta-feira (11), uma ação de prevenção à violência de gênero voltada para turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. A iniciativa aconteceu às 10h, em parceria com o Instituto Livre de Assédio e com patrocínio da Embratur.
A ação contou com a recepção das turistas ao som de orquestra de frevo e apresentação de passistas, reforçando o acolhimento cultural logo na chegada. A mobilização teve como foco mulheres estrangeiras, especialmente argentinas, por conta do alto fluxo de voos na data, e incluiu a distribuição de cartilhas bilíngues, em português e espanhol.

Também foram repassadas informações sobre canais de denúncia, serviços de apoio e estruturas de acolhimento disponíveis durante o Carnaval, garantindo acesso imediato à rede de proteção.
A iniciativa integrou a estratégia de prevenção com alcance internacional desenvolvida para o período festivo. Ao longo dos dias de festa, o Instituto Livre de Assédio promoveu ações de rua com orientação, acolhimento, materiais informativos e QR Codes de acesso rápido aos serviços, além de manter ponto fixo de assistência bilíngue com articulação junto à Guarda Municipal e à rede de hospedagem.

Serviços de proteção e atendimento às mulheres durante o Carnaval
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon (CEAM) irá oferecer atendimento direcionado a casos de violência ou violação de direitos das mulheres, das 9h às 16h, entre o sábado e a terça-feira de Carnaval.
Paralelamente, o serviço funcionará em regime de plantão 24 horas, assegurando suporte contínuo ao longo de todo o período festivo.
No Carmo, nas proximidades do Camarote da Acessibilidade, o atendimento conta com uma equipe multiprofissional formada por advogados, assistente social e psicólogo, além do apoio da Guarda Municipal feminina e da Delegacia da Mulher, reforçando a rede de proteção no Sítio Histórico.
Campanhas educativas
Durante os dias de festa, a Secretaria da Mulher estará nas ruas de Olinda com equipes especializadas atuando no combate à violência contra a mulher e a qualquer tipo de assédio.
As ações incluirão abordagens educativas junto aos foliões, com distribuição de materiais informativos e aplicação de tatuagens temporárias com mensagens de conscientização. Diariamente, cerca de 15 a 20 profissionais estivarão mobilizados nos principais polos do Carnaval.