Ouvir a matéria clicar no player
A Policlínica de Ouro Preto, em Olinda, retomou o procedimento de colocação do Dispositivo Intra uterino (DIU), um método contraceptivo de longa duração, reversível e altamente eficaz (mais de 99%). A iniciativa da retomada do serviço é da Secretaria de Saúde do município, através da Diretoria de Atenção Especilizada.
Agora, a mulher interessada em adotar o método, deverá procurar a unidade especializada de saúde para marcação, para a Consulta de Enfermagem em Planejamento Reprodutivo,que acontece de terça a sexta-feira, das 8h às 15h. Já o procedimento, propriamente dito, sempre é realizado na toda quarta-feira, a partir das 8h, por ordem de chegada.
O DIU é uma pequena peça em forma de T, que é inserido no útero da mulher para prevenir a gravidez. O aparelho utilizado é de cobre (não hormonal), podendo ficar até 10 anos.

A enfermeira da unidade, responsável pelo atendimento, Edivania Silva, especialista em ginecologia, obstetrícia e saúde pública, comentou sobre o assunto.
“Então, após inserido, a qualquer momento a mulher pode retirar e voltar a ter a sua vida reprodutiva normal, sem problema. Hoje ele está disponível para todas as pessoas com útero”, sem estigma, revelou.