Ouvir a matéria clicar no player
O primeiro módulo presencial da Formação em Agricultura Urbana para lideranças políticas teve início nesta segunda-feira (18), em Olinda, que foi eleita cidade-polo pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A capacitação busca fortalecer o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, além de integrar o tema às estratégias municipais de segurança alimentar e nutricional. A ação é promovida pelo MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Segundo Laila Simaan, técnica da coordenação-geral de Agricultura Urbana do MDS, a proposta é ampliar a capacidade institucional das prefeituras para planejar e executar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. “As cidades que estão aqui vão construir projetos-pilotos dentro da sua realidade, verificando todos os aspectos específicos de cada território. Esses projetos podem se tornar fundamentais para o fortalecimento da agricultura urbana em cada local”, explicou.

A pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV), Maíra Bombachini, destacou o caráter transversal da formação, que envolve diferentes setores da gestão e da sociedade civil. “Estamos reunindo gestores municipais de agendas variadas, como assistência social e meio ambiente, além de incentivar a participação da sociedade civil organizada. Isso garante que os projetos-pilotos contemplem múltiplas visões e fortaleçam a agricultura urbana como prática estruturante nos municípios”, pontuou.
Para Luiza Lira, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional de Olinda, o programa representa a possibilidade de transformar vidas. “É um privilégio para Olinda ser escolhida como cidade-piloto e receber gestores de Caruaru e outros municípios. Estamos construindo estratégias para fortalecer os agricultores locais, ampliar a agricultura urbana e proporcionar uma alimentação mais segura aos olindenses”, afirmou.
Visita à Base Rural de Olinda
Nesta terça-feira (19), os participantes visitarão a Base Rural de Olinda, no bairro de Ouro Preto. O objetivo é apresentar a área e demonstrar seu potencial como ativo comunitário para o fortalecimento da agricultura urbana no município.