Ouvir a matéria clicar no player
As ladeiras do Sítio Histórico de Olinda ganham novos sentidos, nesta quinta-feira (20), a partir das 9h30, com a realização da Caminhada Negra: Zumbi e as histórias que a história não conta, com saída do Mercado da Ribeira, na Rua Bernardo Vieira de Melo, no Carmo. A atividade integra o calendário municipal em celebração ao Mês da Consciência Negra e conta com o apoio da Prefeitura de Olinda.
Mais que um passeio turístico, a caminhada propõe uma imersão em narrativas ancestrais, culturais e afetivas que moldaram a identidade da cidade. O roteiro destaca a força e a presença do povo preto nos espaços, tradições e manifestações que fizeram de Olinda um Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Ao longo do percurso, o público é convidado a reconhecer a influência negra em expressões que marcam o Carnaval e a vida cultural da cidade, como frevo, blocos, maracatus e afoxés. Personagens, memórias e histórias apagadas ou pouco registradas pela historiografia oficial ganham voz na experiência conduzida pela Associação Recreativa e Carnavalesca Afoxé Alafin Oyó, em parceria com o Guia Negro.
A iniciativa busca (re)contar Olinda por meio de olhares, vivências e referências que tradicionalmente ficaram à margem dos roteiros convencionais. “É um convite para enxergar a cidade a partir da perspectiva negra, compreendendo sua potência, legado e protagonismo na formação da cidade”, destaca a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Marília Banholzer.
⇒ Para participar, a organização recomenda inscrição prévia, por meio do link:
https://linktr.ee/caminhadaolindanegra