Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Catadores recebem material de trabalho e uma refeição por dia

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

No meio da alegria e do colorido das ladeiras de Olinda, um trabalho essencial acontece nos bastidores para garantir um Carnaval mais sustentável. Os catadores de materiais recicláveis desempenham um papel fundamental na redução do impacto ambiental da festa, coletando e separando resíduos que poderiam acabar em aterros sanitários.

Até a manhã desta segunda-feira (03), já haviam sido recolhidas cerca de 20 toneladas de materiais recicláveis, como latinhas, garrafas PET e papelão. A expectativa é que, até o final do Carnaval, esse número chegue a 40 toneladas, um avanço significativo para a sustentabilidade da festa.

Para isso, a organização tem realizado o cadastramento diário de catadores: atualmente, 1.100 profissionais já estão registrados, e a meta é alcançar 1.500 até a próxima quarta-feira (05), data de encerramento das festividades.

“Além de contribuir para a limpeza da cidade, essa iniciativa gera renda para os catadores, que muitas vezes dependem dessa atividade como principal fonte de sustento. Eles recebem material de trabalho como sacos para coleta, luvas, camiseta UV e filtro solar, além de uma refeição por dia.”, explica a secretária Executiva de Meio Ambiente, Ana Cláudia Fonseca.

O Carnaval de Olinda prova que é possível conciliar tradição e consciência ambiental, valorizando aqueles que fazem a festa acontecer de forma mais limpa e sustentável.

Fotos: Marconi Meireles / Prefeitura de Olinda

Notícia rápida

Categorias