Serviços de saúde passam a atender a população até às 16h, de segunda a quarta-feira

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Tem novidade no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Saúde de Olinda, localizado na área interna da Policlínica João Barros Barreto, no Carmo. Desde a terça-feira (2), o horário de atendimento das testagens de HIV, sífilis e hepatites B e C, destinadas à população, foi ampliado. O serviço, que já atende pela manhã, de segunda a sexta-feira, agora ficará aberto até às 16h, de segunda a quarta-feira.

A iniciativa de ampliação do horário é da Secretaria Executiva e Regulação de Olinda, que de forma estratégica propõe estender o horário para melhor atender o usuário do SUS de Olinda.

A coordenadora adjunta do CTA, Virgínia Braga, destacou o atendimento aos que testarem positivo. “Diagnosticado positivo, imediatamente o paciente é marcado para consulta com o clínico, além de acompanhamento com psicólogo e assistente social”, pontuou.

Outra novidade é a descentralização da oferta do PrEP que é uma estratégia de prevenção combinada que ajuda a evitar a infecção pelo HIV.

Serviço descentralizado
O coordenador do CTA, Heraldo Andrade, comentou sobre a descentralização do serviço e sinalizou outra novidade. “Então, qualquer paciente com vida sexual ativa ou que queira fazer o teste, procurar qualquer unidade básica, especializada ou o CTA para fazer o teste, pois terá profissional capacitado para atender”, explicou, assegurando, que o sigilo das informações será totalmente preservado.
Vale destacar, que os resultados e desdobramentos do atendimento serão preservados e resguardados. Ressalta-se, que a partir da terceira semana de setembro, o PrEP estará disponível à população nas Policlínica de Martagão Gesteira, Ouro Preto, São Benedito e Rio Doce II.

 


Por Pedro Morais

Notícia rápida

Categorias