Ouvir a matéria clicar no player
Com o objetivo de promover hábitos saudáveis e o contato com práticas culturais e esportivas, a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Esportes e Juventude, deu início, nesta segunda-feira (14), à Colônia de Férias. A iniciativa busca reduzir o tempo excessivo das crianças diante de telas, como celulares e videogames, estimulando atividades físicas e diminuindo o sedentarismo infantil, condição que, segundo dados do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde da Fiocruz, tem crescido no país.
“O nosso objetivo é tirar a criançada de frente das telas e trazê-las para reviver antigas brincadeiras, como queimado, barra-bandeira e outras atividades recreativas. A ideia é resgatar a diversão ao ar livre e, ao mesmo tempo, combater a obesidade e promover uma vida mais ativa e saudável”, destaca o secretário de Esportes e Lazer, Sergio Santos.
A Colônia de Férias acontece até o dia 25 de julho, em dois polos: na Vila Olímpica de Rio Doce (das 8h às 12h) e na Orla da Praia do Quartel (das 13h30 às 17h30). A participação é gratuita e não exige inscrição prévia. Dentre as modalidades oferecidas estão: futsal, vôlei, basquete, handebol, futebol de areia, vôlei de areia, futmesa, artes marciais, funcional kids, ginástica funcional, dança de ritmos e oficinas de percussão.
Para a educadora física Rayza Yka, ações como essa são essenciais para o desenvolvimento das crianças.
“O esporte tem impacto significativo no desenvolvimento motor e psicossocial. Além da inclusão, promove o estímulo à prática regular de atividades físicas e fortalece a socialização. Experiências como essa fazem diferença na vida das crianças”, pontua.

Expectativa de alcançar mais de 900 jovens
A expectativa da Secretaria de Esportes é atingir mais de 900 jovens até o fim do programa, somando os dois locais. Marivalda Galdino, de 49 anos, levou a filha Lorena para participar das aulas de taekwondo e elogiou a iniciativa.
“Acho muito importante porque afasta as crianças dos celulares e oferece um caminho melhor, com mais perspectivas de futuro”, disse.

Lorena deu uma pausa no treino e compartilhou como o esporte impactou sua saúde e sua autoestima.
“Eu era sedentária, tinha colesterol e glicose altos, mas tudo isso melhorou. Estou muito feliz com as aulas de taekwondo. Meu sonho é disputar campeonatos”, exaltou.

Igor Ferreira, pai de João Gabriel, que participou das atividades de futsal, também aprovou a iniciativa.
“Isso aqui é uma maravilha. Meu filho adora futebol e aqui ele pode praticar com disciplina, orientação profissional e segurança. Outras cidades deveriam fazer o mesmo”, destacou.

A Colônia de Férias reforça o compromisso da Prefeitura de Olinda com a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento integral da juventude.