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A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAPU), através da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental, vai implantar um sistema especial de coleta seletiva durante a Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), que acontece de 12 a 14 de setembro.
O ponto de referência da ação será nos Chalés do Carmo, na Avenida Sigismundo Gonçalves, onde será feita a compra do material reciclável coletado. O local funcionará acompanhando o horário da programação da MIMO, garantindo praticidade e adesão dos(as) catadores(as), que receberão o pagamento imediato.
Os valores praticados serão:
- Alumínio: R$ 8,00/kg
- PET: R$ 2,50/kg
- Plástico: R$ 0,80/kg
- Papelão: R$ 0,40/kg
Além do ponto fixo, a Prefeitura atuará com uma equipe volante responsável por orientar e abordar os(as) catadores(as) que estiverem em atividade no Sítio Histórico, ampliando o alcance da iniciativa.
A operação será realizada em parceria com a ACR – Associação do Ciclo de Recicladores de Pernambuco e a Recicla Ambiental Pernambuco, responsável pela organização e logística. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda fará o acolhimento dos(as) catadores(as) em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa é considerada uma experiência inovadora e servirá como modelo para outros eventos de grande porte da cidade, além do Carnaval, que já conta com o consolidado projeto Carnaval Sustentável.
Com a ação, será possível realizar um diagnóstico do material coletado e mapear a atuação dos(as) catadores(as) que trabalham de forma informal nos eventos culturais do Sítio Histórico. O levantamento permitirá ampliar políticas de capacitação, fortalecendo a inclusão social, a sustentabilidade, a valorização do trabalho dos(as) catadores(as) e a limpeza urbana de Olinda.