Ação do grupo Kanteatro aconteceu nesta quarta-feira (05)

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

O Dia da Conciência Negra é celebrado no próximo dia 20. Durante o mês, Olinda realiza diversas ações para lembrar a data. Uma delas aconteceu nesta quarta-feira (05), pelo grupo Kanteatro, da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo.

A ação desta quarta teve como tema “o corpo negro em cena”, que envolve debate de práticas de educação antirracista. Além disso, o encontro celebrou os dez anos do Kanteatro, criado e desenvolvido dentro da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus com visão, sensibilidade e compromisso da professora e gestora pedagógica Mazarelo Rodrigues. Ela identificou no teatro um caminho potente para fortalecer identidades, combater o racismo e promover autoestima entre estudantes negros e negras.

Celebrar os dez anos do Kanteatro é celebrar uma década de resistência, coragem e reinvenção da presença negra na escola pública. É reconhecer que, quando o corpo negro ocupa o palco, ele não apenas interpreta uma personagem: ele reinscreve a história, rompe silêncios e reivindica espaço num mundo que historicamente tentou apagá-lo”, disse Wadilson Santiago, técnico da Divisão de Educação Étnico-Racial de Olinda.

Ao longo desses dez anos, o Kanteatro transformou vidas. Na Escola Sagrado Coração de Jesus, meninas negras que antes se escondiam passaram a ocupar o centro do palco com firmeza e brilho; meninos negros encontraram no teatro um espaço de pertencimento e expressão; professores(as) descobriram na arte uma ferramenta pedagógica e decolonial capaz de romper preconceitos e reconstruir narrativas”, acrescentou.

O projeto consolidou-se como uma experiência educativa essencial para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Sua prática vivenciada dentro da escola mostra que é possível criar ambientes pedagógicos que valorizam identidades e fortalecem a negritude estudantil.

Notícia rápida

Categorias