Ouvir a matéria clicar no player
O projeto CRAS Itinerante, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Olinda, realizou uma ação no bairro do Córrego da Bondade, nesta quarta-feira (25). A ação aconteceu no Salão de Festas localizado na Rua Istambul.
A iniciativa levou uma série de serviços sociais e de saúde à população local e das comunidades do entorno, como Alto do Sol Nascente, Alto da Bondade, Conceição, Córrego do Abacate, Córrego do Índio, Córrego da Esperança e os 13.
As ações promovidas pelo CRAS Itinerante tem como objetivo aproximar os serviços públicos das áreas mais afastadas e com maior vulnerabilidade.
Para isso, é feita uma sondagem inicial, com auxílio de líderes comunitários e atendentes do CRAS mais próximo, para saber quais as principais demandas da comunidade em questão.
Nesta quinta, o projeto levou serviços como atualização do Cadastro Único, essencial para o acesso a programas sociais como o Bolsa Família; além da emissão de documentos, como RG, e encaminhamentos para certidões de nascimento e CPF.
Na área da saúde, a população contou com aferição de pressão arterial, medição de glicose, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e consultas nutricionais.

Moradora do Córrego da Bondade, Mirela Silva destacou a importância da presença do projeto na comunidade:
“Tá sendo ótimo para comunidade, para a gente que tá precisando de documentos com a identidade, como cadastro do CRAS. Aqui no córrego nunca teve, e agora temos.”
O líder comunitário Sandro Gaspar ressaltou a relevância da iniciativa para o conjunto de comunidades atendidas. Segundo ele, a expectativa é de que as ações ocorram mensalmente, dado o volume de demandas da população local.
Sobre isso, a coordenadora do projeto e Secretária Executiva de Assistência Social de Olinda, Rosely Chaves, explicou que, devidos às suas demandas, a comunidade terá um calendário específico com ações mensais do CRAS Itinerante até dezembro.
As próximas datas no Córrego da Bondade serão:
- 25 de julho
- 22 de agosto
- 19 de setembro
- 24 de outubro
- 21 de novembro
- 19 de dezembro.
O Projeto do CRAS Itinerante foi iniciado neste mês de junho e vai até o mês de dezembro. Sempre às quartas-feiras, a iniciativa promove ações de cidadania em comunidades cujas pessoas têm dificuldade de acessar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), seja por distância, dificuldade de locomoção ou por falta de conhecimento sobre os serviços oferecidos.
Confira o cronograma completo em outras áreas do município:
- 02/07 – Associação de Moradores de Águas Compridas (área assistida pelo CRAS 2);
- 09/07 – Associação de Moradores de Peixinhos (área assistida pelo CRAS 4);
- 16/07 – Projeto Samuel, em Ponte Preta (área assistida pelo CRAS 4);
- 23/07 – Projeto Samuel, em Aguazinha (área assistida pelo CRAS 3 – Aguazinha);
- 30/07 – Associação de Moradores de Peixinhos, atendimentos às comunidades do Giriquiti, Condor e Cabo Gato (área assistida pelo CRAS 4).