Embaixadores da União Europeia ficam encantados com Olinda após visita na cidade histórica

O grupo foi recebido pelo prefeito Professor Lupércio, neste sábado (20.05) em passagem por Pernambuco

Publicado por: Secom, em: 20/05/17 às 22:25

Texto: Juliana Nascimento. Fotos: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda

Foi ao som do frevo, dos bonecos gigantes, de orquestra, passistas e do sol brilhante que embaixadores da União Europeia, representando 20 países, desembarcaram na Cidade Alta, em Olinda, para visitarem o turismo e conhecer um pouco da cultura do município neste sábado (20.05). Após serem recebidos em frente ao Palácio dos Governadores, na Prefeitura, o grupo participou de uma cerimônia no auditório dentro da Prefeitura. O secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, João Luiz, em discurso breve, falou sobre a história de Olinda, a qual recebeu em 1982 título concedido pela Unesco de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Depois, a delegação assistiu a uma apresentação feita por representantes de empreendimentos para projetos em Olinda, os quais mostraram os investimentos para economia da cidade. Na sequencia foi a vez do professor Lupércio dá as boas vindas à comitiva.

As belezas arquitetônicas e culturais despertaram a curiosidade da embaixatriz da Romênia, Lidia Mera. De passagem pela primeira vez na cidade, a esposa do embaixador, Stefan Mera, disse que está encantada com tudo. “Estou adorando tudo, a alegria, a o calor humano e o acolhimento das pessoas. Eu realmente estou impressionada”.

Já o chefe da delegação dos embaixadores da União Europeia no Brasil, João Cravinho, que já veio a Olinda em outras ocasiões, comentou que toda visita a torna especial. “A cidade é fabulosa e vir novamente para explorar o patrimônio e pensar no presente e futuro nos dá oportunidade de ideias e projetos em projeção com a União Europeia”, destacou.

Na sequencia do roteiro de visitação, os embaixadores foram levados para o recém reaberto Museu do Mamulengo, onde puderam adentrar um pouco na história e mitologia dos bonecos, também chamados de mão moles, que fazem parte da cultura nordestina. Depois, o grupo foi até o Sítio Histórico e conheceram o Alto da Sé por uma visão privilegiada. Após subirem no elevador, os embaixadores apreciaram a vista do mar, casas, Igrejas e ladeiras da cidade.

Os secretários e representantes da Prefeitura também estiveram acompanhando o trajeto junto com a delegação. Além deles, participaram o anfitrião, Professor Lupércio, a primeira dama, Cláudia Cordeiro e o vice, Márcio Botelho. “Estou muito feliz com a presença deles e estamos mostrando nossa beleza, nossa cultura e o que temos de melhor na nossa cidade”, ressaltou Lupércio.

O prefeito ainda recebeu homenagem de grupo de capoeiristas no Alto da Sé e relembrou os velhos tempos e jogou com mestres da capoeira para a surpresa dos embaixadores e população olindense.

Com olhos atentos a cada passeio e novidades, os representantes da União Europeia finalizaram a visita com a certeza de voltar em breve para o berço da riqueza cultural: Olinda.