Ouvir a matéria clicar no player
Discutir e avaliar diretrizes para políticas de enfrentamento à discriminação e à promoção dos direitos dos LGBTQIA+. Com esses objetivos, Olinda realiza a IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontece sexta (13) e sábado (14), na Escola Técnica Estadual Chico Science, localizada na Avenida Brasil, s/n, em Rio Doce.
O encontro reuniu representantes da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais e demais interessados na pauta para uma roda de diálogo e formação de grupos de trabalhos pela causa. A proposta é avaliar avanços e desafios, além de propor diretrizes para garantir mais equidade, segurança e cidadania à população LGBTQIA+ do município. Ainda no evento, aconteceram apresentações artísticas sobre a temática.
“Lutamos por um país igualitário. Temos que levantar a bandeira da equidade. Temos que ter o sentimento de fraternidade. Nossa luta é por empatia e todos devemos ter uma sociedade mais feliz, sem medo de andar na rua. As pessoas estão sem o direito de amar no Brasil. E aqui, em Olinda, somos plural, referência, e estamos avançando em políticas públicas. Nossa luta ganha força em um evento como essa Conferência”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Andréa Galdino, que teve o discurso reforçado.
“Pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar e lutar contra o preconceito, a violência e discriminação, sobre uma nova perspectiva de que vivemos novos tempos de equidade, de tolerância, da garantia dos direitos humanos e respeito à diversidade de gênero. Somos muitos e estamos em todos os lugares!”, acrescentou o coordenador da Coordenadoria LGBT da Secretaria de Direitos Humanos, Silas Durak.
A IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ integra a programação do Mês do Orgulho LGBTQIA+ em Olinda e reforça o compromisso do município com o respeito à diversidade e os direitos humanos. Neste sábado (14), a programação acontecerá das 8h às 18h.