Base Nacional Comum Curricular é um complemento para orientar as escolas e sistemas de ensino na incorporação da computação aos currículos

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00


Por Silvano Dionízio


 

A Secretaria de Educação de Olinda realizou, nesta terça-feira (10), um importante encontro com professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, indicados pelas Unidades de Ensino da cidade. A iniciativa teve como propósito a apresentação da BNCC – Computação para implementação no Organizador Curricular de Olinda. Cerca de 100 educadores, divididos nos dois turnos, participaram do encontro, realizado no auditório da SEDUC, localizada no bairro de Ouro Preto.

A técnica pedagógica da Divisão de Tecnologias Educacionais da SEDUC, Rozaro Mota, explica que o encontro promove o aprimoramento de diversos conceitos. “Estimula sobre pensamento computacional, mundo digital e cultura digital, formando uma construção coletiva do organizador curricular da rede municipal de Olinda, contemplando a computação como componente transversal ao currículo”, explicou.

A Base Nacional Comum Curricular BNCC – Computação é um complemento a Base Comum Curricular, regulamentado para orientar as escolas e sistemas de ensino na incorporação da computação aos currículos. O instrumento corrobora para compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (Competência Geral 5 da BNCC).

Importante destacar que depois da “geral” e desta quarta-feira (11), com professores dos Anos Iniciais, na Adequação Coletiva da BNCC, na Sala de Formação da SEDUC, os encontros seguem com outras datas deste mês de março, até o dia 31, com mais Anos Iniciais no dia 17; Educação Infantil, para Adequação Coletiva, nos dois turnos, na Sala de Formação – SEDUC, dia 19; Educação de Jovens e Adultos para apresentação da BNCC, à noite, no Auditório – SEDUC, dia 20 e com o último Grupo de Trabalho, os Professores do Ensino Fundamental – Anos Finais, indicados pelas Unidades de Ensino para adequação coletiva da BNCC, dia 31.

Notícia rápida

Categorias