Ouvir a matéria clicar no player
A manhã desta quarta-feira (23) foi marcada por mais uma edição do Social Itinerante, iniciativa da Prefeitura de Olinda que leva serviços da assistência social e da saúde pública para dentro das comunidades. Das 9h às 12h, a ação ocorreu na sede da Associação Comunitária Turma do Kiko, no bairro de Aguazinha.
Durante a mobilização, a população teve acesso a atendimentos ofertados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), além de uma série de serviços de saúde, como vacinação, atendimento nutricional, aferição de pressão e glicose, e testagens rápidas para HIV, hepatites B e C e sífilis.

População também teve acesso a documentos, programas sociais e atendimento especializado
A ação também garantiu acesso a serviços ligados ao Cadastro Único (CadÚnico), emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), orientações sobre o programa estadual Mães de Pernambuco e sobre o Programa Criança Feliz.
Houve ainda emissão do Registro Geral (RG) e orientações sobre o Cadastro Vem Livre Acesso, destinado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
A dona de casa Risoneide Correria, moradora do bairro, contou que estava passando pelo local e aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre seu benefício Loas e o procedimento de prova de vida. “Fica mais perto da gente, é mais rápido. Não precisamos agendar para outro dia. A gente já resolve tudo aqui”, destacou.
A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, em parceria com a Secretaria de Saúde do município e o programa Mães de Pernambuco, do Governo do Estado, que oferece acompanhamento e suporte às gestantes, mães e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com edições periódicas em diferentes bairros, o Social Itinerante reforça o compromisso da gestão municipal em garantir o acesso descentralizado aos direitos sociais, à saúde e à cidadania, especialmente em áreas que mais necessitam da atenção do poder público.
