Ouvir a matéria clicar no player
Por Silvano Dionizio
No último dia 17 de Outubro de 2025, alunos das escolas municipais de Olinda, Dom João Crisóstomo, no Monte e Brites de Albuquerque, do Bairro Novo, partiram para etapa nacional da First Lego League, em São Paulo, com projetos sobre preservação da vida marinha.
O Evento aconteceu no sábado (18) e contou com a participação de representantes de equipes de todo o País.
Os estudantes de Olinda receberam troféus e medalhas em duas categorias.

A Escola Dom João Crisóstomo, na Team Poster Award, se destacou na exposição oral da jornada da equipe. Enquanto a Escola Dona Brites de Albuquerque levou os prêmios na Categoria Core Values Award, com destaque na apresentação dos Valores Fundamentais da Jornada, que são: inclusão, trabalho em equipe, inovação, impacto, descoberta e diversão.
O evento aconteceu na Escola Santo Ivo – Unidade II, na Vila Bela Aliança, em São Paulo.
A Chefe da Divisão de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação de Olinda, Noeme Araújo, explica que a First Lego League (FLL) é um programa que estimula o aprendizado de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM) por meio da robótica e da metodologia mão na massa.
O secretário de Educação de Olinda, Odin Neves, destacou que a participação dos estudantes “demonstra o potencial das escolas públicas municipais na promoção da educação científica e do protagonismo juvenil”.

Equipes de Olinda:
Da Escola Dom João Crisóstomo, do bairro do Monte, os estudantes Wallas Flávio Caetano de Melo e Sophya Rafaela Santos da Silva foram acompanhados pela professora Conceição de Maria Saraiva Brito Santana e pela diretora Ana Paula Ramos Severo.
Já da Escola Brites de Albuquerque, do Bairro Novo, participam Victor Neves Alexandre Faustino da Silva e Lorenzo Luiz Telles do Nascimento, foram com o professor Ivanilson Santos da Silva e a diretora Ana Celi Bezerra Silva de Amorim.
