Ouvir a matéria clicar no player
Física, química, matemática e mais, de forma divertida e com muita prática. Esse foi o objetivo da visita do Ciência Móvel, do Espaço Ciência, na Escola Municipal Professor João Francisco de Souza, em Jardim Fragoso. Aproximadamente 300 alunos, do primeiro ao sétimo ano do Ensino Fundamental, participaram das atividades promovidas em parceria com o Governo do Estado.
Com o objetivo de aproximar a ciência do dia a dia dos jovens, o encontro levou experimentos, oficinas e atividades interativas para estudantes. Sempre com ações práticas, exploração de conceitos de física, química e astronomia e se engajar com a ciência de maneira lúdica.
“A escola se inscreveu para receber esse projeto. Então, eles vêm, trazem o Espaço Ciência para dentro da escola. Não precisam os alunos se locomoverem para lá, eles vêm pra cá. Física, química, português, matemática. De uma forma interdisciplinar, para que os alunos possam ter esse conhecimento”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Cecília Dantas, antes de ter o discurso reforçado pelo gestor da unidade.
“Acredito nessa atividade pedagógica porque é enriquecedora. É uma atividade externa, e os meninos precisam ter contato justamente com esse mundo científico, com as tecnologias. Nada mais adequado que os profissionais do Espaço Ciência para proporcionar esse conhecimento, esse aprendizado para os nossos estudantes. Os nossos estudantes, de uma comunidade muito carente, do Fragoso, e a gente oferta isso para proporcionar um pouquinho de cultura e lazer, uma coisa extraclasse, que venha a somar e a proporcionar enriquecimento no conhecimento das nossas crianças”, pontuou David Carvalho, gestor.
ALUNO SE ENCANTA COM ATIVIDADE
Ir ao Espaço Ciência, no Complexo do Salgadinho, em Olinda, é uma coisa. Mas ter um pouco das atrações perto de casa é ainda melhor. Pelo menos, essa foi a opinião do jovem Pedro Gabriel Soares, de 11 anos, estudante da Escola Municipal Professor João Francisco de Souza.
“Eu já fui ao Espaço Ciência. Agora, acho interessante ele ter vindo até a minha escola, com muitas novidades. Gostei de tudo que vi por aqui, é muito legal. Espero que todos possam ter a oportunidade de acompanhar tudo que eles oferecem”, celebrou o garoto.
O Espaço Ciência tem como um dos ideais o compromisso de levar a educação científica para além de seus muros, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e o interesse pela pesquisa entre os estudantes pernambucanos. A parceria do Ciência Móvel com escolas de Olinda é motivo de celebração no município.
“Na verdade, eles estão aqui tendo a experiência prática, geralmente conhecimento em sala de aula e através dos livros. E hoje eles estão colocando a mão na massa, que eu acho que dessa forma eles aprendem muito mais. E, como o vice-gestor falou, são várias disciplinas aqui que eles estão trabalhando. Com certeza, o foco deles aqui, tendo contato pessoalmente com esse conhecimento, desperta um interesse melhor do que na sala de aula”, finalizou a vice-gestora Ana Regina.








