Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda realiza, nesta terça-feira (6), às 9h, a solenidade de formatura da Patrulha Maria da Penha. O evento, que será realizado no auditório do Palácio dos Governadores, sede da prefeitura, marca o encerramento da fase de capacitação e o início oficial das atividades do serviço voltado ao combate à violência contra a mulher no município.
A atuação será preventiva e colaborativa, com foco na proteção de mulheres que possuem medidas protetivas, impedindo a reaproximação de agressores. O serviço contará com uma equipe especializada formada por 16 guardas municipais (homens e mulheres), uma viatura exclusiva e funcionará 24 horas por dia. A população poderá acionar a equipe pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Municipal).
Lançada no dia 4 de abril, a Patrulha passou por uma capacitação de 40 horas, realizada em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado. A formação abordou temas como a contextualização histórica dos direitos das mulheres, tipos e ciclos da violência, a Lei Maria da Penha e os mecanismos de proteção existentes.
A ação é coordenada pela Secretaria Especial da Mulher, responsável pelos serviços de acolhimento às vítimas, em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã, que fornece os agentes e a estrutura operacional. Foram convidados para a solenidade representantes do Ministério Público de Pernambuco, gestores da administração municipal e integrantes da rede de proteção às mulheres.
Serviço:
Evento: Formatura da Patrulha Maria da Penha
Data: Terça-feira, 6 de maio
Horário: 9h
Local: Auditório da Prefeitura de Olinda – Palácio dos Governadores
Endereço: Rua de São Bento, s/n – Varadouro, Olinda – PE