Ouvir a matéria clicar no player
A Guarda Civil Municipal de Olinda, vinculada à Secretaria de Segurança Cidadã, realizou neste domingo, dia 17, o resgate de um carcará (Caracara plancus) no bairro de Caixa d’Água. O animal foi encontrado por moradores no meio da rua, sem conseguir voar.
O animal era um espécime adulto, anilhado e sem lesões aparentes. Após os moradores solicitarem o resgate à Guarda de Olinda, prontamente uma equipe do GACO (Grupamento Ambiental da Cidade de Olinda) se deslocou até o local e efetuou o resgate com segurança e eficiência.

A ave foi levada para o CETRAS Tangará, onde receberá os devidos cuidados, passará por processo de reabilitação e, possivelmente, retornará ao seu habitat natural. O carcará, conhecido também como carancho, é uma ave de rapina típica do Brasil, integrante da família dos falcões.
Seu topete distinto, bico alaranjado e o som característico são marcas que deram origem ao seu nome popular. O resgate reforça a importância de a população agir de forma responsável e acionar os órgãos competentes ao encontrar animais silvestres em situação de deve entrar em contato imediatamente pelo número 153, canal de atendimento da Guarda Civil Municipal, ou pelo número (81) 99204-3649, do GACO, garantindo que os profissionais capacitados possam atuar de forma rápida e segura.
Ambos os canais de atendimento funcionam 24 horas, todos os dias. Com esta ação, a Guarda Civil Municipal de Olinda reforça seu compromisso com a preservação da vida silvestre e o cuidado com o bem-estar animal em parceria com a comunidade.

Por: Jailma Farias – Comunicação da Guarda Civil Municipal de Olinda.