Ouvir a matéria clicar no player
Uma história bem contada tem o poder de despertar diferentes emoções, sobretudo quando narrada pelo próprio autor ou autora da obra. Foi exatamente essa experiência única que os estudantes da Escola Municipal Mizael Montenegro, em Casa Caiada, puderam vivenciar nesta quarta-feira (24). A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Olinda, contemplou alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, reforçando a importância da leitura e da oralidade como instrumentos de transformação.
De acordo com a Secretaria de Educação, a atividade busca estimular a consciência crítica, a troca de saberes e o diálogo entre estudantes, professores e familiares. O momento foi marcado pela presença da escritora Jane Pinheiro, que apresentou a obra Caleidoscópio, conduzindo uma experiência de escuta, troca e construção coletiva.
O professor e técnico da EJA, Thiago Antunes, explicou que a narrativa de Caleidoscópio revela a história de uma garotinha que ganha um presente inusitado, parecido com uma luneta. Dentro dele, surgem flores coloridas, que se transformam continuamente e nunca se repetem, trazendo à tona reflexões sobre a relação entre percepções externas e o universo interior.
Para Glauce Vilela, coordenadora da Divisão da EJA em Olinda, a iniciativa ultrapassa o simples contato com a literatura. “A atividade dialoga, debate, estimula e informa. Trabalha sentimentos e reflexões, encanta os estudantes, trazendo à tona memórias, emoções e muitas trocas significativas”, destacou.
Além de Caleidoscópio, Jane Pinheiro é também autora de obras como Tiritot, Por Causa do Sal e Arte Contemporânea no Recife nos anos 1990. Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é doutora em Ciências Sociais, mestre em Antropologia e especialista em Artes Plásticas, com ampla trajetória acadêmica e artística. Criadora do LEVE (Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação da UFPE), atua em pesquisas e práticas ligadas à arte contemporânea, fotografia, cinema e antropologia dos sistemas complexos.