Ouvir a matéria clicar no player
Foi um sucesso a primeira edição do Outubro Rosa Pet. Com ações ao longo do mês, promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAPU) e pela Secretaria Executiva de Proteção Animal, a Prefeitura de Olinda finalizou a programação nesta quinta-feira (30). Alunos da Escola Norma Coelho, em Peixinhos, receberam a atividade.
Durante a ação, foram oferecidos serviços gratuitos como consulta clínica, vacinação contra a raiva, vermifugação, além de exames citológicos e parasitológicos de pele, pelo e ouvido, voltados à avaliação de otite e outras doenças comuns. O objetivo é garantir mais saúde e qualidade de vida aos animais, reforçando o cuidado e a conscientização sobre a importância da prevenção também no público pet.
“Fizemos várias ações nesse Outubro Rosa em parceria com a faculdade Unibra, também com o apoio da ONG do Veterinário, que faz parte da ONG Anjos do Poço. Fizemos uma ação muito bonita com vacinação, exames parasitológicos, tanto de pele como de ouvido. Foram várias ações também na escola, toda semana duas receberam palestra nas escolas mostrando sobre o cuidado com a proteção com os animais”, disse a secretária executiva de Assistência Social de Olinda, Rosely Chaves.
Foram cem atendimentos no mês. Já nessa última ação, no Norma Coelho, 150 crianças participaram, acompanhando palestras, interagindo com os animais e aprendendo sobre o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente.
“Então, tudo está relacionado de uma forma lúdica para mostrar para crianças e familiares, e os profissionais exibindo para todos em conjunto o trabalho do cuidado e a proteção com os animais. Ou seja, os desafios e as soluções. Já os pequenininhos estão aprendendo como tratar o seu animal de estimação. Quando olham alguém maltratando, já sabem como reagir”, acrescentou.