Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Foram três dias de discussões, pautadas em estratégias de como avançar no rendimento escolar dos alunos da Rede de Ensino do município

Compartilhe:

Formação Continuada de professores

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

prof1muralEncerrou ontem (24) a Formação Continuada para os professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura de Olinda apostou em uma parceria de sucesso com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem e o Núcleo de Educação Matemática, ambos da Universidade Federal de Pernambuco, que trouxe oito formadores, mestres e doutores da instituição, para discutir e avaliar instrumentos de diagnose realizados pelos professores com os estudantes. O evento, que aconteceu na Faculdade de Olinda (FOCCA), no Carmo, teve a duração de três dias e contou com a participação de duzentos e trinta professores.

A chefe do departamento de Educação Básica, Maria do Carmo Pinheiro, fez a abertura do terceiro dia e se mostrou bastante empolgada. “É muito bom receber vocês aqui, hoje. A formação é o caminho para fortalecermos um trabalho de qualidade. Ontem, durante todo o dia, trabalhamos Língua Portuguesa e, hoje, iremos nos debruçar na Matemática. Desejo que vocês desenvolvam um excelente trabalho de maneira que possamos identificar e vencer as dificuldades enfrentadas por nossos alunos com essa disciplina, especialmente, porque sabemos da necessidade cotidiana do domínio da Matemática. Então, sejam muito bem vindos, estaremos aqui para qualquer esclarecimento e para dar suporte. Até os próximos momentos de formação”, disse na ocasião.

A proposta da Formação foi a de oferecer estratégias de atividade e intervenção, para melhorar o desempenho escolar. Por isso, a primeira etapa do processo começou em sala de aula com a aplicação de dois simulados aos alunos, no segundo semestre do ano passado. “Nós utilizamos como matriz de referência a Prova Brasil, que é desenvolvida pelo Ministério da Educação, além dos simulados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco, com os objetivos tanto de avaliar os alunos da Rede e diagnosticar as suas dificuldades, como de familiarizá-los com um instrumento parecido com essas avaliações”, explicou o assistente técnico pedagógico, Assis Filho. Os resultados dessas avaliações foi então, socializado com professores e formadores de modo a trabalhar sugestões de estratégias de como superar as dificuldades dos estudantes.

A Formação foi realizada com educadores do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Os professores, desde o primeiro dia, tem se demonstrado satisfeitos com esta Formação, atendendo necessidades específicas da realidade da Rede”, explicou a assessora técnica da Divisão de Ensino, Cláudia Germana.

É o que comprova o depoimento dos professores Rosemir Spíndola e Josivaldo Tavares de Souza. “Nós temos a necessidade de nos reciclar, continuamente. Esta formação, especificamente, atende a uma necessidade de acompanhar os dados de rendimento dos nossos alunos”, disse Rosemir, que ensina a turmas de Ensino Fundamental I. “Aqui, nós temos a possibilidade de identificar os pontos cruciais do processo de aprendizagem e retomar os resultados obtidos nas avaliações de modo a superar as dificuldades enfrentadas por nossos alunos” disse Josivaldo, professor das turmas de 6º, 7º e 9º ano.

Os formadores Cristiane Pessoa, Juliana Azevedo e Maurício Saraiva, ambos professores do curso de Pedagogia da UFPE, também, destacaram a importância da Formação. “É muito importante fazer essa relação entre a pesquisa e a prática”, disse Cristiane. “É de extremo valor essa iniciativa da Prefeitura, especialmente, porque os professores de 4º e 5º anos, ainda, não recebem a formação oferecida pelo MEC”, disse Juliana.

Ao final do evento, os professores receberam uma ficha qualitativa de avaliação sobre a qual será pautada a próxima formação. Ainda este semestre, outras disciplinas serão contempladas com a Formação Continuada.

Notícia rápida

Categorias