Ouvir a matéria clicar no player
Olinda segue em ritmo avançado para ganhar seu novo espaço multifuncional, projetado para oferecer atividades de expressão corporal, artes, educação, trabalho e renda. Nesta terça-feira (6), a prefeita Mirella Almeida, ao lado do vice-prefeito, Chiquinho Carvalho, visitou as obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que está ganhando forma na Vila Olímpica, no bairro de Rio Doce. O novo equipamento, de iniciativa do Governo do Estado, tem como objetivo promover o acesso à cultura e a inclusão social.
O projeto integra o programa federal Territórios da Cultura, contando com recursos do Novo PAC, em uma parceria entre o Governo Federal, o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Olinda. A prefeita Mirella Almeida destacou a importância da iniciativa como um marco na democratização do acesso à cultura. Segundo ela, o espaço vai abrir novas oportunidades para os moradores e fortalecer a identidade cultural da cidade.
“Estamos falando de uma iniciativa que promove a democratização do acesso à cultura e abre novas oportunidades para a nossa gente. Eu, como fruto de um projeto social, fico profundamente feliz em ver Olinda recebendo esse espaço que vai formar novos fazedores de cultura, estimular talentos e potencializar a economia criativa, fazendo com que a nossa cidade cresça cada vez mais com arte, cidadania e esperança”, afirmou a gestora.
A estrutura contará com biblioteca, incubadora cultural, espaço multiuso e cantina comunitária. O objetivo é dar voz à diversidade e construir um ambiente mais igualitário e participativo, especialmente em comunidades com pouca ou nenhuma infraestrutura cultural.
Fotos: Arquimedes Santos





