Ouvir a matéria clicar no player
A Semana do Meio Ambiente de Olinda contou, nesta quinta-feira (5), com uma ação educativa na Praia do Quartel: uma mostra taxidermizada com foco na mitigação de incidentes com tubarões. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Olinda em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e recebeu estudantes da Escola Municipal Dona Brites de Albuquerque.
Durante a atividade, os alunos puderam conhecer espécies marinhas, incluindo exemplares taxidermizados e estruturas anatômicas como a arcada dentária de um tubarão. A ação teve como objetivo conscientizar sobre a preservação dos ecossistemas costeiros e orientar o comportamento adequado em áreas litorâneas.
“Trabalhamos com educação ambiental para reduzir riscos e promover a conservação. Apresentamos anatomia, fisiologia e o comportamento adequado no mar”, explicou Heitor Spinelli, mestre em Oceanografia pela UFRPE.

A mostra despertou curiosidade e proporcionou aprendizados valiosos para os alunos. Heitor Dimitre, de 11 anos, destacou:
“É muito bom saber como se comportar no mar e entender mais sobre os tubarões. A gente aprende a respeitar e preservar.”

Ana Silva, 9 anos, também aprovou a experiência:
“Foi divertido e educativo. Aprendi que não devemos fazer mal aos animais marinhos. Ver de perto foi incrível.”

A secretária executiva de Planejamento Ambiental, Ana Cláudia Fonseca, avaliou positivamente o impacto da ação.
“Preparamos uma programação rica, abrangendo vários territórios da cidade. O meio ambiente está conectado a tudo o que fazemos, e essas atividades reforçam essa consciência.”

Encerramento da Semana do Meio Ambiente
A programação será encerrada nesta sexta-feira (6), com a realização do V Fórum do Meio Ambiente, das 8h às 13h, no auditório do Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda.
Durante o evento, serão apresentadas propostas sustentáveis submetidas por diversos agentes da cidade, fortalecendo o compromisso com uma Olinda mais resiliente e ambientalmente consciente.