Ouvir a matéria clicar no player
A segunda-feira (25) foi marcada por um clima de entusiasmo e emoção em Jardim Atlântico, em Olinda. A Escola Municipal Isaac Pereira da Silva retomou suas atividades em uma nova sede, localizada na Rua Gastão Vilarim, nº 109, onde antes funcionava a Secretaria de Educação de Olinda. O prédio amplo, com todas as salas climatizadas, mobiliário novo e estrutura moderna, recebeu os estudantes e servidores com sorrisos e expectativa de um futuro educacional mais promissor.
Entre as famílias presentes, a alegria era visível. “Hoje é um dia de alegria para todas nós, mães e alunos. Chegar aqui e ver essas crianças felizes, indo para suas salas com os professores, não temos palavras para descrever”, afirmou Evadaiara da Silva, mãe de dois estudantes da unidade.

O sentimento de gratidão também foi ressaltado por Jatiara da Silva, que destacou o esforço da gestão municipal. “Estamos muito felizes em ter um colégio estruturado dessa forma para as nossas crianças. Agradeço ao secretário Odin Neves, que nos ouviu e possibilitou essa conquista”, celebrou.

De acordo com o secretário de Educação de Olinda, Odin Neves, a entrega da nova sede reflete o compromisso da gestão em oferecer condições de ensino mais adequadas.
“Estamos entregando um prédio estruturado, climatizado, que vai melhorar o rendimento escolar dos nossos alunos. Essa é uma determinação da prefeita Mirella Almeida e parte essencial do avanço da educação em nossa cidade”, pontuou.

Avanços na Educação
A educação em Olinda tem alcançado resultados expressivos. Em 2024, o município superou as médias estadual e nacional de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental: 62,29% dos alunos alfabetizados, contra 60,8% em Pernambuco e 59,2% no Brasil, segundo dados do Ministério da Educação.
Esse desempenho é refletido em conquistas individuais, como a de Safira Rebeca Barbosa da Silva, estudante do 4º ano da Escola Municipal Recanto da Arte e do Saber, que ficou entre os três finalistas do Concurso Ler Bem 2025, reunindo representantes de todos os 184 municípios pernambucanos.
Com metas progressivas até 2030, Olinda busca alcançar 80% de alunos alfabetizados, mantendo o compromisso que já rendeu à cidade, em 2024, o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo MEC.