Atendimentos gratuitos percorrem bairros da cidade e ganham destaque pelo cuidado humanizado com pacientes, especialmente crianças e famílias atípicas

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

O atendimento chega em forma de ônibus, mas o que marca mesmo é o tom cuidadoso. Em Olinda, os serviços do odontomóvel e da clínica móvel são pontos de apoio para quem precisa de consulta médica ou odontológica.

Na manhã desta quarta-feira (25), o odontomóvel estacionou no Núcleo Infantil de Integração (NIDI), em Rio Doce. Lá, o atendimento das quartas é direcionado a crianças autistas e seus responsáveis. E é nesse ambiente que histórias como a de Luiz Antônio, de 8 anos, mostram o impacto do serviço.

“Na primeira vez eu tava chorando por causa da seringa, da anestesia. Eu não conseguia engolir e fiquei nervoso. Hoje eu tentei segurar o choro… mas foi mais tranquilo. Foi rápido. Eu achei bom, gostei!”, contou o menino, com o alívio de quem venceu o medo.

Luiz Antônio, 8 anos, ficou aliaviado após atendimento no odontomóvel. Créditos: Letícia Freitas

Quem acompanha de perto percebe a diferença. A mãe dele, Alcirleide Félix, ressaltou o acolhimento:

“O atendimento é muito bem feito, com respeito, cuidado e muita empatia. Para nós, mães atípicas, isso faz toda diferença. Nossos filhos têm sensibilidades diferentes, e aqui cada um é tratado com sua particularidade, com carinho. A dentista cuida deles como se fossem anjos.”

A cena se repete com outras famílias. Valquíria Paula, mãe de João Pedro, também esteve no NIDI e destacou a importância da ação:

“É muito importante para o meu filho. Ele é ativo e tem muita dificuldade em fazer qualquer procedimento, principalmente na boca. Ele já teve lesão, então estar aqui hoje é uma ajuda enorme para a gente, explicou”.

Valquiria Paula, mãe de João Pedro, que participa das ações do NIDI. Créditos: Letícia Freitas

O odontomóvel funciona como um consultório itinerante, equipado para atendimentos básicos. Sob responsabilidade da odontóloga Lilyann Dominike, o serviço roda a cidade de segunda a sexta, sempre das 8h às 12h, oferecendo limpeza, aplicação de flúor e orientações de saúde bucal.

Segundo Lilyann, o atendimento aberto ao público de todas as idades e em diferentes locais ganha contornos diferentes quando chega no NIDI. Ela explicou que lá, por exemplo, algumas vezes tende a não utilizar o jaleco, uma veze que algumas crianças têm medo da roupa por lembrar hospital, seringa, agulhas, etc.

Com as crianças do NIDI ela utiliza abordagens diferentes, respeitando a sensibilidade deles. É o caso de Antônio Augusto, que já era seu paciente e que tem medo das águas da anestesia. Para realizar uma extração de dente de leite, a dentista usou uma abordagem rápida, empática, e sem nenhuma agulha ou seringas por perto.

E não para por aí. Ao lado dele, a clínica móvel também cumpre seu papel. No mesmo formato, um ônibus adaptado, ela oferece consultas médicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia, além de orientações de saúde e encaminhamentos para a rede municipal.

Confira onde encontrar os serviços nos próximos dias

Odontomóvel

Quinta-feira (26/03)
Endereço: Rua Tijuca, s/n, Águas Compridas
Local: Academia da Saúde do Alto da Conquista

Sexta (27/03)
Saúde nas Igrejas
End.: Igreja da Família Bultrins
Local: Avenida Chico Scienci, n. 55, Bultrins

Clínica móvel 

Quinta-feira (26/03)
Endereço: Rua Israel Vieira Ferreira, nº 26, Bultrins / Monte
Referência: Por trás da Escola Themistocles de Andrade

Sexta (27/03)
Saúde nas Igrejas
End.: Igreja da Família Bultrins
Local: Avenida Chico Scienci, n. 55, Bultrins

Notícia rápida

Categorias