3ª edição do projeto Plantar Juntos – Corredores e Praças Verdes reuniu Defesa Civil, Governo do Estado, Marinha do Brasil e voluntários em ação de arborização urbana

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda realizou, nesta terça-feira (28), a 3ª edição do Projeto Plantar Juntos – Corredores e Praças Verdes, ampliando o corredor verde da Avenida Olinda com o plantio de mais de 100 mudas de árvores nativas.

A iniciativa é uma parceira entre a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda (SEMAPU) e a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (SEMAS/PE), com apoio da Defesa Civil de Olinda, da Marinha do Brasil, do Grupo Escoteiros do Mar e voluntários locais.

O plantio reforça o eixo arbóreo que liga o Memorial Arcoverde à Escola de Aprendizes de Marinheiro de Pernambuco (EAMPE), consolidando o projeto de arborização iniciado no primeiro semestre deste ano.

As equipes técnicas e os voluntários participaram do plantio de mudas de Flamboyantzinho, Pata-de-Vaca e Ipê Roxo, espécies conhecidas pelo alto valor ecológico e ornamental.

Plantar Juntos – 3° Edição. Créditos: Brenda Luana.

De acordo com Jean Diniz, diretor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Olinda, o projeto vem ganhando força desde sua primeira edição, com ações contínuas em diferentes áreas da cidade.

“A gente começou em maio com um plantio simbólico de 30 mudas aqui mesmo na Avenida Olinda. Depois disso, tivemos uma edição especial no manguezal, com mais de mil mudas, e outras ações em locais estratégicos, como a Praça do Cásias e áreas próximas à Marinha. Hoje, são mais 130 mudas que vão completar esse corredor verde e criar uma linda faixa paisagística”, destacou.

A Secretária de Meio Ambiente de Pernambuco, Helena Sabóia, ressaltou a importância da ação coletiva e da parceria entre município, estado e instituições para fortalecer a arborização urbana.

“A gente não consegue reconstruir o meio ambiente de forma individual. Olinda abraçou essa causa junto com o governo do estado. Hoje estamos aqui juntos, com Olinda, com a Marinha e com o grupo de escoteiros, diversos atores, justamente para dar continuidade ao projeto”, afirmou.

Ela também destacou que a iniciativa contribui para mitigação e adaptação climática, e que, ao longo do projeto, serão plantadas 1.500 mudas no município, reforçando o compromisso do governo estadual e da Prefeitura de Olinda em construir uma cidade mais verde, sustentável e com impactos positivos para o futuro.

O secretário Guilherme Cabral destacou que o Plantar Juntos se fortalece por meio de parcerias estratégicas com o governo do estado, garantindo ações contínuas de arborização em Olinda e uma cidade mais verde e agradável. 

Presente também no evento, o vice-prefeito Chiquinho agradeceu à Marinha do Brasil e ao governo estadual pela colaboração, ressaltando que o projeto faz parte do legado que a gestão pretende deixar à população. 

Já a secretária executiva Ana Cláudia Fonseca reforçou o caráter educativo e social da iniciativa, lembrando que os benefícios da arborização atingem tanto crianças quanto a comunidade em geral.

A participação de jovens também chamou atenção. Stefany Roxanne, de 14 anos, representante do Grupo Escoteiros do Mar, destacou a relevância de ações como essa para incentivar a sustentabilidade e deixar um legado ambiental para futuras gerações.

Plantar Juntos – 3° Edição. Créditos: Brenda Luana.

Avenida Olinda como símbolo de sustentabilidade

A escolha da Avenida Olinda não foi por acaso. O local é um dos principais eixos urbanos da cidade, conectando áreas históricas, culturais e educacionais.

Com o novo plantio, o município amplia o corredor verde que une o Memorial Arcoverde à EAMPE, fortalecendo a proposta de urbanismo sustentável e valorizando o paisagismo da cidade.

O reflorestamento urbano ajuda a reduzir emissões de CO₂, melhorar a qualidade do ar e aumentar a permeabilidade do solo, trazendo benefícios diretos para quem vive e circula pela região.

O Plantar Juntos – Corredores e Praças Verdes é uma das principais iniciativas ambientais da Prefeitura de Olinda, e reafirma que plantar é também educar e regenerar em conjunto, fortalecendo os valores de cidadania e sustentabilidade.

Notícia rápida

Categorias