Ouvir a matéria clicar no player
O Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) foi um sucesso nas escolas da rede municipal de Olinda. Entre terça e quarta (25 e 26), estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram da prova que ajuda professores e unidades de ensino a identificar as habilidades e dificuldades dos alunos, planejar ações pedagógicas para melhorar o ensino e acompanhar os resultados ao longo do tempo. Olinda teve 100% de frequência.
Aproximadamente 7 mil estudantes de 66 unidades escolares participaração da aplicação do SAEPE em Olinda, em teste aplicado pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Para a realização desses testes, o município promoveu diversas ações, como as realizações de diversas reuniões e encontros formativos periódicos para professores e corpo escolar.
“É mais uma avaliação em larga escala, para os estudantes da cidade, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, num intervalo de um mês, já que no período de 21 a 24 de outubro, foram realizadas as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB”, explicou o secretário de Educação de Olinda, Odin Neves.
“No caso do SAEPE, a avaliação que serve como ferramenta para medir as habilidades e os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados apresentados permitem analisar o desempenho do corpo discente, possibilitando o fortalecimento da qualidade de aprendizagem de todos os estudantes de Olinda”, acrescentou.
Ao longo do ano, os aplicadores das provas do SAEPE participam de treinamentos, e os gestores foram sensibilizados e esclarecidos quanto à aplicação da avaliação e os procedimentos a serem tomados no cotidiano das escolas. Já o resultado dos testes está previsto para sair em 2026.