Ouvir a matéria clicar no player
Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Olinda empossou 72 novos professores, que passam a integrar a rede municipal de ensino. Com essa nomeação, o município chega a mais de 900 docentes convocados, sendo quase 700 apenas em 2025, sob a gestão da prefeita Mirella Almeida.
Representando a prefeita na cerimônia, o vice-prefeito Chiquinho destacou o compromisso da gestão com a educação. “Nosso compromisso é melhorar as estruturas, dar dignidade às pessoas. E tudo isso começa com a educação. Professores dedicados transformam a vida dos futuros cidadãos, e é isso que esperamos com esses novos profissionais”, afirmou.
O secretário de Educação, Odin Neves, reforçou a importância da chegada dos novos servidores. “Paulo Freire dizia que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda. Os novos profissionais vão ajudar a construir a sociedade que sonhamos e desejamos para nossas crianças”, declarou.

Novos professores celebram conquista e reforçam expectativa
Ao lado do marido e do filho, Pollyanna da Silva, 34 anos, comemorou a conquista. “Era um sonho ser servidora pública de Olinda. A cidade tem um dos melhores planos de carreira, com gratificações por pós-graduação, mestrado e doutorado. Estou muito feliz e ansiosa para começar”, destacou.

O professor Douglas Luiz, 26 anos, também não escondeu a gratidão. “Foi muito tempo de dedicação ao estudo. A rede de Olinda é grande, com muitos desafios, mas estamos prontos para contribuir e acompanhar a evolução das nossas crianças”, afirmou.

Os novos profissionais vão reforçar ainda mais a educação olindense, que já vem mostrando notórios sinais de evolução. Em 2024, Olinda superou as médias estadual e nacional de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental: 62,29% dos alunos alfabetizados. Para efeito de comparação, esse percentual é de 60,8% em Pernambuco e 59,2% no Brasil, segundo o Ministério da Educação.
Esse avanço reflete-se em conquistas individuais, como a da estudante Safira Rebeca Barbosa da Silva, do 4º ano da Escola Municipal Recanto da Arte e do Saber, finalista do Concurso Ler Bem 2025, que reúne representantes dos 184 municípios pernambucanos.
Com metas progressivas até 2030, a Prefeitura busca alcançar 80% de alunos alfabetizados, dando continuidade ao compromisso que já garantiu a Olinda o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo MEC em 2024.