Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Parceria Público-Privada amplia a segurança no trânsito de Olinda com investimento em iluminação eficiente e moderna para áreas estratégicas da cidade

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda segue avançando na modernização da iluminação pública com a terceira fase da Parceria Público-Privada (PPP), voltada para pontos estratégicos de mobilidade urbana: faixas de pedestres, semáforos e ciclovias.

Nesta etapa, já foram instalados 308 postes dos 492 previstos. As intervenções estão concentradas em locais de grande circulação, como a Avenida Beira Mar (Ministro Marcos Freire), Avenida Getúlio Vargas, na José Augusto Moreira e na Carlos de Lima Cavalcanti, com semáforos contemplados na faixa de pedestre.

Nova iluminação reforça segurança e visibilidade em áreas de grande circulação.

O objetivo é garantir mais visibilidade, conforto visual e segurança para motoristas e pedestres, especialmente à noite.

As luminárias LED são instaladas em postes exclusivos, com 6 metros de altura, posicionados a cada 20 metros, e potência média de 58 watts, atendendo às normas técnicas de iluminância vertical. A medida reforça o compromisso do município com a segurança viária, eficiência energética e uso inteligente da infraestrutura pública.

Ilustração do projeto da PPP de Iluminação Pública: estrutura moderna atenderá ciclovias, faixas de pedestres e semáforos, com foco em eficiência e segurança viária

PPP também vai valorizar patrimônio histórico com iluminação cênica

Fruto de uma concessão com duração de 13 anos, a PPP de Iluminação Pública contempla a modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação de Olinda, com a substituição das luminárias convencionais por tecnologia LED.

Além das melhorias nas vias públicas, a próxima fase do projeto inclui a implantação de iluminação cênica em 27 monumentos e marcos históricos da cidade, como a Biblioteca Pública de Olinda, a Catedral da Sé e o Palácio dos Governadores.

A proposta busca não apenas embelezar a cidade, mas também valorizar o patrimônio histórico, reforçar a identidade cultural, melhorar a sensação de segurança e incentivar a ocupação qualificada dos espaços urbanos, especialmente à noite.

Notícia rápida

Categorias