Estudantes dos 4º e 5º anos vivenciam, na prática, a importância do patrimônio mundial reconhecido em 1982, em visitas guiadas pelo Sítio Histórico

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Há 43 anos, em 1982, Olinda recebeu da Unesco o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, um reconhecimento internacional a um conjunto urbano singular, marcado pela relação harmoniosa entre paisagem, mar, vegetação e edificações que atravessam séculos. 

Degundo o Iphan, exemplos excepcionais da arquitetura religiosa dos séculos XVI e XVII, como o Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Convento de Nossa Senhora das Neves, compõem esse cenário que, integra de forma exemplar diferentes épocas da história em um mesmo sítio físico.

Para aproximar as novas gerações desse legado, estudantes da rede municipal participam, nesta quinta-feira (11), de um Tour Pedagógico pelo Sítio Histórico de Olinda, em alusão aos 43 anos do título concedido pela Unesco.

Participam da atividade cerca de 60 estudantes dos 4º e 5º anos das escolas Isabel Burity, localizada em Rio Doce, e Rotary, que fica no Varadouro. 

O roteiro tem início na Biblioteca Pública de Olinda, em frente à Praça do Carmo, inaugurada em 7 de dezembro de 1830 e considerada uma das mais antigas do país. A parada inicial permite que os estudantes conheçam também esse importante marco histórico da cidade.

Em seguida, as turmas sobem a Ladeira da Sé, onde observam a placa oficial da Unesco e recebem uma aula sobre o significado e a importância do reconhecimento internacional.

A programação continua com uma visita guiada à Igreja da Sé, permitindo que os estudantes conheçam mais sobre arquitetura, arte sacra e a relevância histórica do templo para a formação cultural da cidade.

O tour se encerra na Casa dos Bonecos Gigantes, no Alto da Sé, oferecendo aos alunos contato direto com uma das expressões mais marcantes do Carnaval olindense.

Notícia rápida

Categorias