Olinda celebra 491 anos com shows inesquecíveis no Polo do Carmo e noite apoteótica de Elba Ramalho

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A quinta-feira (12) foi de muita festa, reverência e arte nas ladeiras da Cidade Patrimônio. Olinda comemorou seus 491 anos de história com uma programação intensa que traduziu perfeitamente a essência do município: uma mistura de fé, tradição e muita cultura popular. Após um dia repleto de atividades, o grande ápice da celebração tomou conta do Polo do Carmo à noite, reunindo uma multidão para uma maratona de shows gratuitos.

As festividades começaram nas primeiras horas do dia com o tradicional cortejo do “Acorda Povo”, despertando a cidade para o seu aniversário. O clima de devoção marcou a manhã na Catedral da Sé, que sediou a Missa em Ação de Graças. O momento religioso deste ano ganhou um peso histórico especial com a instalação de uma cápsula do tempo, preparando o terreno para a contagem regressiva do meio milênio de Olinda. Mais tarde, no Coreto da Praça do Carmo, o público cantou parabéns e participou do simbólico corte do bolo, que foi distribuído gratuitamente aos presentes.

Uma noite de reverência à cultura nordestina

Foi com o pôr do sol que o Polo do Carmo se transformou no grande epicentro da festa. A programação musical teve início às 17h com o grupo Coco das Artes, que aqueceu o público com a batida marcante e tradicional do coco de roda, convidando moradores e turistas a abrirem a roda de dança.

Na sequência, às 18h, a Orquestra do Avesso tomou conta do palco. Trazendo a força inconfundível dos metais e a cadência acelerada das ladeiras, o grupo reacendeu a energia do Carnaval olindense com muito frevo. Logo depois, às 19h, o grupo Sambadeiras mostrou a força da mulher na percussão. O coletivo feminino entregou uma apresentação vibrante, cheia de empoderamento e ancestralidade, contagiando a todos com muito samba.

Arquimedes Santos/PMO Olinda

A noite ganhou contornos de emoção às 20h com a subida do Quinteto Violado. Patrimônio vivo da música nordestina, o grupo encantou o público com a sua característica mistura de ritmos regionais com arranjos refinados e influências eruditas, mostrando por que são referência na música brasileira há décadas.

O momento mais aguardado, no entanto, ficou para o encerramento. Às 21h30, a cantora Elba Ramalho assumiu o comando da festa. Com sua presença de palco eletrizante, energia inesgotável e voz potente, a artista fez um passeio por grandes sucessos do forró, xote e frevo. Acompanhada de nomes importantes da cultura popular, Elba transformou a Praça do Carmo em um imenso salão de dança a céu aberto, coroando os 491 anos de Olinda em uma apresentação memorável que não deixou ninguém parado.

Arquimedes Santos/PMO Olinda

Programação do Festival Canavial

Engana-se quem pensa que as comemorações terminaram. Nesta sexta-feira (13), o palco da Praça do Carmo segue movimentado, desta vez recebendo a programação do Festival Canavial. A noite promete celebrar a força da cultura afro-brasileira, o maracatu e o samba de raiz, reunindo grandes nomes de Pernambuco e do Rio de Janeiro.

Confira a grade de shows de hoje:

  • 19h – Maracatu Estrela Brilhante do Recife-PE
  • 20h – Afoxé Oxum Pandá (part. Dayse Santos do Ilê Ayê)
  • 21h – Afonjah (part. Saquia Rachida, Isaar e Dina Braga)
  • 22h30 – Graça Onasilê do Ilê Ayê
  • 0h – Velha Guarda do Salgueiro (part. Sapoty da Mangueira e Rainha Maravilada)

Notícia rápida

Categorias