Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Ação começou nesta quarta-feira (11), com apresentação de projetos de alunos nas categorias Discover e Explore

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação e da Divisão de Tecnologias Educacionais, iniciou nesta quarta-feira (11) a celebração da First Lego League (FLL) em Escolas da Rede Municipal. 

A primeira unidade a participar foi a Escola Nossa Sra. do Monte, localizada no bairro dos Bultrins, com atividades na categoria Explore, que é voltada para crianças da educação infantil, do 3º ao 5º ano, com idades entre 6 e 10 anos. 

Ainda em Olinda, a competição também está sendo realizada na categoria Discover, com turmas de crianças entre 3 e 5 anos.

Alice Mafra

A ação é o ponto culminante da jornada formativa vivida por estudantes e professores ao longo da temporada da FLL. Durante o evento, as crianças apresentam os projetos desenvolvidos, demonstrando o que aprenderam sobre a jornada de aprendizagem, desde sua geração até o uso final. Eles aprenderam a diferença entre as zonas dos oceanos, o cuidado e a preservação dos mares e oceanos.

Segundo a técnica da Divisão de Tecnologia Educacional, da Secretaria de Educação de Olinda, Noeme Sousa, com a modalidade “Submerged”, este ano, as equipes têm o desafio de explorar as camadas do oceano e trazer seus aprendizados e ideias à tona, enquanto “navegam” em direção ao futuro.

Importante destacar que, todos os participantes são certificados, e em julho deste ano, na etapa regional, na capital pernambucana, Olinda será representada por quatro equipes: 2 – Escola Dom João Crisóstomo; 2 – Escola Nossa Senhora do Monte.

Ciência, tecnologia e criatividade desde a infância

A iniciativa tem como principal objetivo estimular o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática (áreas conhecidas pela sigla STEM), além de fortalecer valores como trabalho em equipe, inovação e compartilhamento de conhecimento.

A FLL é uma iniciativa da organização norte-americana FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), criada em 1989. No Brasil, o programa chegou em 2004 com a categoria Challenge (para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos) e foi ampliado em 2018 para incluir também as categorias Discover e Explore.

A celebração segue nos próximos dias, com novas apresentações nas escolas EM. D. Brites de Albuquerque, EMTI Dom João Crisóstomo e CMEI Metodista Gladys Oberlin.

Veja o cronograma dos próximos dias

Quinta-feira (12) 

7h30 às 11h30 e 13h às 17h – EM. D. Brites de Albuquerque;

Sexta-feira (13)

7h30 às 11h30 – EMTI Dom João Crisóstomo;

Segunda-feira (16) 

13h às 17h – CMEI Metodista Gladys Oberlin.

 

Notícia rápida

Categorias