A iniciativa representa um marco importante para a destinação de recursos específicos e o fortalecimento de ações voltadas à saúde da população negra

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Com o objetivo de oficializar políticas públicas e reduzir desigualdades históricas, a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Saúde, implementou a Política Integral de Saúde da População Negra.

A iniciativa representa um marco importante para a destinação de recursos específicos e o fortalecimento de ações voltadas à saúde da população negra e parda, que representa mais de 60% dos olindenses. Para Cármem Cavalcanti, coordenadora de Atenção Integral à Saúde da População Negra, a medida reconhece as especificidades dessa população.

“A efetivação dessa política é essencial, visto que, segundo o último censo, 66% da população de Olinda se declara preta ou parda. É fundamental reconhecer que esse grupo enfrenta questões de saúde associadas ao racismo estrutural, e a institucionalização da política permite enfrentá-las com mais força e estrutura”, afirmou.

Diego Ramalho, diretor de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, explicou que embora já houvesse ações voltadas ao tema, faltava um respaldo normativo.

“Já existiam atividades e iniciativas, mas agora teremos um documento oficial que direciona e fortalece esse cuidado. Com a política estadual já instituída, era necessário que Olinda também desse esse passo. Agora, com o decreto, essas ações ganham legitimidade e continuidade como política de governo”, pontuou.

A institucionalização reforça o compromisso da gestão municipal com a equidade racial e o cuidado integral, promovendo ações mais eficazes, inclusivas e permanentes para toda a população.

Notícia rápida

Categorias