Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a distribuição de canetas de insulina reutilizáveis para pacientes da rede municipal.
A iniciativa, implantada em julho deste ano, é fruto de uma parceria com o Ministério da Saúde e conta com a distribuição realizada pelo Governo do Estado.
O novo modelo já está disponível em todos os postos de saúde e policlínicas do município, oferecendo mais comodidade e economia aos usuários que fazem uso contínuo da medicação.
De acordo com Maria do Carmo Rodrigues, que responde pelo Centro de Referência de Doenças Crônicas (CRDC), o benefício vai além da praticidade:
“Melhorou muito a vida dos pacientes, porque a caneta reutilizável pode ser usada por até três anos, enquanto a descartável precisava ser trocada mensalmente. Agora, o paciente já fica com a sua e não precisa se deslocar com tanta frequência à unidade de saúde”, destacou.
Atualmente, cerca de 30 pacientes do CRDC já utilizam o novo modelo. Para ter acesso, é necessário estar cadastrado em uma unidade de saúde e comparecer ao posto ou policlínica da área de residência.
Moradores de áreas descobertas — ou seja, sem cobertura por Equipe de Saúde da Família — devem procurar diretamente a policlínica mais próxima ou o CRDC e apresentar o cartão SUS para solicitar uma declaração de área descoberta.
Com esse documento, é possível realizar o cadastro, onde o paciente receberá o kit com a caneta e o carpule (insulina). O CRDC está localizado na Rua Sd. Jocemir Veríssimo da Silva, no Alto da Conquista.
Além de promover a redução do descarte de resíduos, a adoção das canetas reutilizáveis representa mais autonomia e qualidade de vida para pessoas com diabetes.
A Prefeitura reforça que a insulina continua sendo fornecida gratuitamente, juntamente com os novos dispositivos.