Ouvir a matéria clicar no player
O município de Olinda conquistou o Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública, alcançando 82,5% na avaliação de desempenho referente a 2025. A análise é realizada pelo Tribunal de Contas, que verifica os Portais da Transparência das esferas públicas a partir de critérios como publicidade, clareza das informações e acesso aos dados da administração. A iniciativa é liderada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), monitorando cerca de oito mil plataformas em todo o país.
O Radar Nacional da Transparência Pública, que conta com a adesão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), é uma ferramenta eletrônica acessível, que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país. Os dados foram apurados no levantamento realizado, no último ano, com o apoio dos controladores internos. Além disso, a iniciativa divulga os critérios de transparência que são atendidos em cada portal. Em Olinda, o programa reconheceu a clareza na divulgação de dados como de receitas, despesas, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, seleções, investimentos, entre outros.
De acordo com a controladora geral de Olinda, Maria do Carmo Batista, a certificação em transparência pública é um reconhecimento que evidencia o compromisso da Prefeitura em fornecer informações claras e acessíveis à população. “Este resultado é fruto de uma soma de esforços, que envolve a chefe do executivo, Mirella Almeida, o secretariado, e todos os servidores públicos que integram este grande time. Faz parte de uma exigência legal, mas também de um compromisso de ética e lisura, prestando sempre contas à toda a sociedade”, destacou.
A cerimônia de entrega dos selos referentes a 2025 será realizada em dezembro, sob organização do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).