Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Veja detalhes da situação

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda foi selecionada em importante iniciativa do Governo Federal. Entre 50 cidades inicialmente pré-escolhidas, 21 submeteram propostas e apenas 12 foram selecionadas no âmbito do programa DUI-RRD Cidades, tendo a Marim dos Caetés na lista. A iniciativa é promovida pelo Ministério das Cidades, que visa apoiar ações de Desenvolvimento Urbano Integrado para a Redução de Riscos de Desastres.

Representando Olinda, a engenheira Grace Kelly, integrante da Secretaria Executiva de Defesa Civil, elaborou o projeto que teve como foco o bairro de Passarinho. A proposta tem como objetivo promover a adaptação da comunidade aos impactos dos desastres naturais e melhorar as condições de infraestrutura e dos serviços essenciais, em consonância com estratégias de resiliência urbana e mitigação de riscos climáticos.

O projeto propõe uma série de ações integradas nas áreas de infraestrutura, saneamento (com destaque para limpeza urbana e drenagem), saúde, educação, contenção de encostas e educação ambiental, promovendo o engajamento da comunidade e a valorização dos recursos naturais locais.

Entre os principais objetivos do projeto estão:

Redução dos riscos de deslizamentos e enchentes na área;

Qualificação da infraestrutura urbana, especialmente em drenagem e vias de acesso;

Valorização e preservação da Mata do Passarinho, como importante aliada ambiental no enfrentamento às mudanças climáticas;

Engajamento da população local na construção coletiva das soluções para os desafios ambientais e urbanos.

A conquista reforça o compromisso de Olinda com o desenvolvimento sustentável, a segurança da população e a construção de uma cidade mais preparada para os desafios climáticos do presente e do futuro.

Notícia rápida

Categorias