Iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz e o município promove qualificação de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda realiza nesta terça-feira (5) a aula inaugural do projeto Nós na Rede, com atividades nos turnos da manhã (9h às 12h) e da tarde (14h às 16h), na Uninovo, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1360, em Bairro Novo. A formação faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e o município, que oferece estrutura e realiza a seleção dos participantes.

Em Olinda, 39 profissionais integram a primeira turma do curso, representando todos os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): os três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas, unidades da atenção básica, leitos integrais e também a equipe de gestão da saúde mental.

O curso terá duração de 5 meses, todos os meses haverá uma aula presencial e o restante do conteúdo será ministrado online. 

O projeto tem como objetivo fortalecer a RAPS por meio da Educação Permanente em Saúde, promovendo a qualificação contínua de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no cuidado de pessoas em sofrimento mental, usuários de álcool e outras drogas e pessoas em conflito com a lei.

Além de atualizar conhecimentos, o curso incentiva a reorganização das práticas das equipes, com foco na estratégia de redução de danos e na promoção da inserção social. A iniciativa está alinhada às diretrizes da reforma psiquiátrica brasileira e da Política Nacional de Saúde Mental, ao propor um novo modelo de cuidado em saúde.

Notícia rápida

Categorias