Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda promoveu, na manhã desta quarta-feira (1º), mais uma edição do Social Itinerante, projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que tem como objetivo aproximar os serviços públicos da população.
A ação foi realizada na Escola Municipal Gregório de Melo Bezerra, no bairro de Jardim Atlântico, e contou com a parceria do Governo do Estado e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Serviços oferecidos à comunidade
Durante a programação, a comunidade pôde ter acesso a uma série de serviços de cidadania, saúde e assistência social. Só na emissão de documentos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco (SDS), foram realizados cerca de 150 atendimentos, com emissão de primeira e segunda via do RG.
Na área de saúde, a clínica móvel garantiu atendimento médico e odontológico. Foram 40 consultas com clínico geral, além de 25 atendimentos odontológicos.

Também houve aplicação de testes rápidos para hepatite, HIV e sífilis, além da vacinação contra a gripe e a COVID-19, voltada aos grupos prioritários.
A equipe ainda realizou a entrega de medicamentos básicos, como losartana, hidroclorotiazida, paracetamol, amoxicilina e ivermectina, mediante prescrição médica, recebida após a consulta no local.
A Compesa participou da ação oferecendo serviços de negociação de débitos, adesão à tarifa social, regularização de abastecimento e até solicitação de primeira ligação de água.
Já o Escritório de Advocacia Guedes S.A. ofereceu orientação jurídica com o projeto “Limpa Nome”, auxiliando moradores em renegociação de dívidas e revisão de juros abusivos.
O Cadastro Único (CadÚnico) também esteve disponível para atualização e novos registros, reforçando o trabalho normalmente realizado nos CRAS.

Escola e comunidade de portas abertas
A gestora da Escola Municipal Gregório de Melo Bezerra, Mauriceia Linhares, destacou a relevância de abrir as portas da instituição para a comunidade em uma ação como essa.
Para ela, a escola, por ser um espaço de referência local, facilita o acesso da população a serviços que muitas vezes são difíceis de conseguir por conta de deslocamento ou custos de transporte.
Ao sediar o Social Itinerante, a unidade escolar reforça seu papel social e aproxima ainda mais a comunidade de serviços essenciais, como a emissão de documentos.
Moradora do bairro, Janira do Nascimento também ressaltou a importância da iniciativa. Ela participou dos testes rápidos oferecidos no local e aproveitou para renovar a identidade.
Segundo a dona de casa, o atendimento foi ágil e facilitou muito a vida dos moradores. Para ela, ter os serviços acontecendo dentro da comunidade diminui barreiras e garante praticidade: “é mais perto e não demora”.
O Social Itinerante tem se consolidado como uma estratégia da Prefeitura de Olinda para ampliar o acesso da população a serviços essenciais, fortalecendo a cidadania e garantindo mais qualidade de vida às comunidades.