Ouvir a matéria clicar no player
O bairro de Passarinho recebeu, nesta segunda-feira (16), a primeira edição do CRAS Itinerante, ação que leva serviços de assistência social diretamente às comunidades de Olinda. A iniciativa aconteceu na Igreja Apostólica Viva, na Estrada de Passarinho, das 8h ao meio-dia, com atendimento a moradores da região.
Foram oferecidos serviços como cadastramento e atualização do CadÚnico, emissão de RG e encaminhamento para outros documentos civis. Tudo gratuito e acessível, dentro do próprio bairro.
Segundo Amélia Lins, coordenadora do CRAS 1 — unidade responsável por atender Passarinho —, a ideia é justamente facilitar o acesso da população aos seus direitos. “São ações que aproximam os serviços da comunidade que tem difícil acesso ao CRAS físico. Por isso é chamado de itinerante”, explicou.
Moradora da comunidade, Israelita Miguel — conhecida como Lita — também aprovou a iniciativa. Coordenadora de uma escola no bairro, ela ressaltou a dificuldade em se deslocar para outros pontos da cidade. Para ela, ter o atendimento perto de casa “foi muito bom”.
O CRAS Itinerante é promovido pela Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. As ações seguem até o fim de julho, sempre às quartas-feiras, em diferentes bairros da cidade.
Confira o cronograma completo:
25/06 – Igreja Assembleia de Deus, em Águas Compridas (área assistida pelo CRAS 2);
02/07 – Associação de Moradores de Águas Compridas (área assistida pelo CRAS 2);
09/07 – Associação de Moradores de Peixinhos (área assistida pelo CRAS 4);
16/07 – Projeto Samuel, em Ponte Preta (área assistida pelo CRAS 4);
23/07 – Projeto Samuel, em Aguazinha (área assistida pelo CRAS 3 – Aguazinha);
30/07 – Associação de Moradores de Peixinhos, atendimentos às comunidades do Giriquiti, Condor e Cabo Gato (área assistida pelo CRAS 4).