Ouvir a matéria clicar no player
POR PEDRO MORAIS
O município de Olinda presta uma justa homenagem ao aniversariante do dia. Trata-se do autor da música do hino da cidade, o regente José Lourenço da Silva, mais conhecido por Capitão Zuzinha. O saudoso oficial da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), em parceria com Themístocles de Andrade, autor da letra, são os responsáveis pela obra.
O Hino da Cidade de Olinda é um canto de louvor a Olinda imortal, exalta a beleza, história e tradições da cidade, citando seu céu, mar, coqueiros e ruínas, além de homenagear o fundador Duarte Coelho.
Capitão Zuzinha – nascido na cidade de Catende, também é considerado o precursor do ritmo do frevo, genuinamente pernambucano.
O filho ilustre de Catende, iniciou sua carreira como maestro, aos 17 anos na Banda Saboeira de Goiana/PE. Depois, devido a carreira militar foi morar no Recife e ingressou nas fileiras da PMPE, onde logo ingressou como maestro na Banda da PMPE, a qual foi denominada Capitão Zuzinha.
Ele foi considerado um dos maiores incentivadores do frevo, bem como compositor de outros ritmos como valsa, tango, choros e fox-trots.
Capitão Zuzinha, caso estivesse vivo, estaria completando hoje 137 anos. Ele era Filho do português Lourenço Tomás da Silva e da brasileira Felismina Maria da Silva.
O Museu da Polícia Militar de Pernambuco, com sede no Quartel do Comando Geral, no Derby, guarda em seus arquivos a memória ilustre do regente Zuzinha.