Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda encerrou, nesta sexta-feira (29), a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com uma ação especial voltada para 80 crianças neuroatípicas da rede municipal de ensino.
O encontro foi realizado na Praia do Zé Pequeno, em Bairro Novo, e marcou a primeira experiência no surfe para algumas dessas crianças.
A atividade foi promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Federação Pernambucana de Surf, a Associação de Surf de Olinda e a Federação Brasileira de Surf. A federação estadual disponibilizou ônibus para transporte, materiais e instrutores.

O secretário de Educação, Odin Neves, ressaltou a importância da iniciativa:
“A criança neuroatípica tem toda a capacidade de se desenvolver, de se integrar na sua preparação junto com os alunos regulares. São alunos com um potencial enorme, e nosso papel é garantir que esse potencial seja estimulado em diferentes áreas, seja no esporte, na cultura ou na educação formal”, ressaltou.
Atualmente, a rede municipal de Olinda reúne quase 26 mil estudantes, do ensino infantil ao EJA. Desse total, cerca de 10% são de estudantes neuroatípicos.
Segundo o secretário, a ação desta sexta é apenas o início de uma série de iniciativas de inclusão, que deverão contar também com o apoio das secretarias de Esportes, Cultura e Patrimônio, entre outras.

A representatividade também marcou o evento com a presença da atleta olindense Larissa Costa, surfista com síndrome de Down e vice-campeã brasileira de surf em 2024.
“Estou muito feliz de estar aqui. Quero chamar todo mundo para surfar comigo e treinar bastante para os campeonatos. Já conquistei meu título brasileiro e agora sigo me dedicando para conquistar mais.”

Surf Kids Geração Futuro 2025
A ação desta sexta também serviu como esquenta para o campeonato Surf Kids Geração Futuro 2025, que acontece neste sábado (30) e domingo (31), das 8h às 17h, na Praia do Zé Pequeno — um dos poucos locais do litoral pernambucano onde ainda é possível praticar surfe.
As disputas começam com as categorias Sub-14 e Sub-12, no sábado. Já no domingo, será a vez dos jovens talentos das categorias Sub-10, Sub-8 e Sub-6, além das finais de todas as modalidades.