Ouvir a matéria clicar no player
No aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha, celebrado nesta quinta-feira (7), a cidade de Olinda iniciou o dia com uma das principais atividades do Agosto Lilás no município, uma ação educativa de sensibilização sobre a prevenção à violência contra a mulher.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria da Mulher de Olinda, na Avenida Joaquim Nabuco, em frente à Escola Guedes Alcoforado, e mobilizou quem passou pelo local, incluindo professores, estudantes e transeuntes.
Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos sobre os serviços da rede de apoio à mulher, com participação ativa de órgãos parceiros como a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha e a Secretaria de Segurança Cidadã.
A secretária especial da Mulher de Olinda, Inês Tenório, enfatizou o caráter coletivo da atividade:
“Foi uma ação conjunta, compartilhada, e abordamos alunos, transeuntes, pais de alunos, profissionais da escola. Entregamos o panfleto do CEAM, da Delegacia da Mulher e contamos com a presença da Patrulha Maria da Penha e da Secretaria de Segurança Cidadã”, destacou.

Agosto Lilás: um mês dedicado à proteção das mulheres
Instituído em alusão à Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, o Agosto Lilás reforça o enfrentamento à violência contra a mulher, promovendo atividades de conscientização e incentivo à denúncia.
A lei, sancionada em 7 de agosto de 2006, é considerada um marco histórico na garantia de direitos das mulheres e no combate à violência doméstica.
Em Olinda, além da ação nas ruas, a programação do mês inclui uma série de atividades formativas e culturais.
Na tarde desta quinta-feira, ocorre um Sarau Poético-Literário-Cultural em homenagem à Lei Maria da Penha, além de rodas de conversa e encontros temáticos ao longo de agosto. A programação completa está disponível aqui no site oficial da Prefeitura de Olinda. (Clique aqui para conferir).

Atendimento no CEAM funciona 24 horas
A ação educativa também foi uma oportunidade para divulgar o funcionamento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon (CEAM), equipamento que oferece suporte gratuito e humanizado às mulheres em situação de violência.
O CEAM realiza acolhimento psicológico, jurídico e social, com equipe especializada e pronta para garantir segurança e orientação às vítimas. O serviço funciona 24 horas por dia e está localizado na Rua Maria Ramos, 131, Bairro Novo. O atendimento pode ser presencial ou por meio do WhatsApp, pelo número (81) 9 9188-3825.
Casos de emergência podem ser denunciados pela Central de Atendimento à Mulher, no número 180, ou através do 190, em situações de flagrante.
Para casos de violência contra mulher, Olinda também conta com o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha, que, após determinação do poder judiciário, acompanha mulheres que possuem medida protetiva contra seus agressores.
