Ouvir a matéria clicar no player
Na manhã desta quarta-feira (24), o bairro de Jardim Fragoso recebeu uma nova edição do Projeto Plantar Juntos, reunindo estudantes da Escola Argentina Castello Branco, militares do 7º Grupo de Artilharia de Campanha – Regimento Olinda (7º GAC), representantes do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Olinda.
A ação integrou-se ao programa “Uma Árvore para Cada Soldado”, iniciativa do Exército Brasileiro que busca ampliar a cobertura vegetal nativa e estimular práticas sustentáveis entre militares e a sociedade.
Segundo os organizadores, o objetivo é unir esforços em torno da preservação da Mata Atlântica e da Caatinga, fortalecendo a consciência ambiental e cidadã. Além do Exército, participaram a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda e representantes do Governo do Estado.

Olinda amplia ações de arborização
A secretária executiva de Controle Urbano e Ambiental de Olinda, Ana Cláudia Fonseca, destacou que a cidade tem como meta plantar 1.500 mudas em espaços públicos, obras em andamento e áreas estratégicas como a orla e a PE-15, onde será implantado um corredor verde.
Ela ressaltou que iniciativas como o Plantar Juntos melhoram a arborização urbana, reduzem a poluição e contribuem para um futuro mais sustentável.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Guilherme Cabral, a ação gera benefícios coletivos. Ele ressaltou que o meio ambiente e a população saem ganhando, e que é gratificante ver alunos participando ativamente de um processo cujo resultado poderá ser acompanhado ao longo dos anos, quando as mudas se transformarem em árvores.
Também presente na ação, a assessora do Governo de Pernambuco, responsável pela articulação como os municípios, Raquel Araújo, reforçou que o projeto só é possível graças à integração entre diferentes esferas de poder, sociedade civil e instituições locais.
Segundo ela, o Plantar Juntos é voltado para sustentabilidade e reflorestamento em todo o Estado, e o engajamento coletivo é essencial para alcançar resultados expressivos.
União em prol da preservação
O comandante do 7º GAC, tenente-coronel Edwardo Oliveira, lembrou que a preservação ambiental é uma pauta estratégica, não só localmente, mas para o Brasil, que será sede da COP-30, em Belém. Ele ressaltou a importância de unir forças entre Exército, Governo do Estado e Prefeitura para dar mais alcance à iniciativa.
De acordo com o militar, projetos como este representam um gesto concreto de conscientização de jovens e adultos sobre a necessidade de preservar florestas, recursos hídricos e ecossistemas. “Estamos abrindo as portas do quartel e mostrando que é possível conciliar nossas atividades militares com a preservação ambiental”, afirmou.
