Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Especial da Mulher, realizou nesta quarta-feira (24), a 7ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para as Olindenses”, o evento aconteceu no Colégio Real, em Jardim Atlântico, reunindo representantes de diversos setores para discutir políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, cidadania e participação ativa das mulheres na construção da cidade.

Durante todo o dia, o encontro promoveu escuta qualificada, articulação interinstitucional e troca de experiências. A programação incluiu debates com especialistas, plenária participativa, feira de empreendedorismo feminino e salas temáticas divididas por eixos. Ao todo, foram cinco eixos de discussão, além de um espaço especial chamado “Mulheres de Axé”, em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em julho.
“Hoje a gente está aqui dialogando. Esse evento promove diálogo sobre as políticas públicas de Olinda e, por meio de plenárias e grupos temáticos, busca construir propostas para o novo Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.”, destacou Inês Tenório, coordenadora da Secretaria Especial da Mulher de Olinda.
Presente na abertura, a prefeita Mirella Almeida reforçou o compromisso da gestão com a pauta feminina. “Olinda é uma cidade mulher. Uma cidade que respeita, que ouve, que cuida e que busca sempre melhorar as condições de vida de cada mulher olindense”, afirmou.

Além dos debates, a feira montada no espaço valorizou o empreendedorismo feminino. A expositora Vanessa Holanda, da marca Essa Sujeita, comemorou a visibilidade proporcionada pelo evento. “Esse momento é muito importante para a gente, para o fortalecimento da economia criativa e para o nosso sustento. Eu costumo dizer que a liberdade feminina começa muito pelo poder financeiro”, comentou.
Moradora do município, Josineide Pereira também participou da conferência e avaliou a experiência de forma positiva. “Eu estou achando ótimo, principalmente porque estou junto a esse grupo de mulheres, aprendendo e contribuindo para mudanças reais”, disse.
Para facilitar o acesso ao evento, a Prefeitura disponibilizou transporte gratuito saindo da Vila Olímpica de Rio Doce e da Praça Academia da Saúde, no Alto da Conquista. Um espaço para acolhimento de até 10 crianças, de 0 a 12 anos, também foi oferecido às participantes.
Ao final do dia, as propostas construídas nas salas temáticas serão consolidadas para compor o novo Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. Durante o evento, também foi possível se candidatar como delegada para a etapa estadual da conferência.










