Atividade iniciou nesta quarta-feira (29) e segue até sexta (31), com foco no tema “O Brincar na Creche”

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta quarta-feira (29) aos Encontros Formativos voltados para professores, diretores e coordenadores pedagógicos das creches da Rede Municipal de Ensino. As atividades seguem até a sexta-feira (31), com o objetivo de discutir e refletir sobre as práticas pedagógicas e o cotidiano das unidades, abordando temas como o planejamento das rotinas, a organização dos espaços e o papel do brincar na educação infantil.

De forma inovadora e simbólica, os encontros estão sendo realizados ao ar livre, na Praça Dantas Barreto, no Carmo, em frente à Creche Emmanuel. A escolha do local reforça o conceito de “desemparedar” o aprendizado, levando educadores a vivenciarem práticas que podem ser aplicadas com os alunos em ambientes externos.

A coordenadora da Divisão de Educação Infantil, Renata Lessa, explica que a formação tem como eixo o tema “O Brincar na Creche”, destacando o espaço público como cenário ideal para reflexões e trocas pedagógicas. “Foram pensadas dinâmicas e momentos de diálogo que ajudam os profissionais a repensarem o planejamento e o papel do brincar como instrumento de desenvolvimento integral”, afirmou.

Na abertura, realizada nesta quarta (29), participaram diretoras e coordenadoras pedagógicas. Já nesta quinta (30), será a vez das professoras dos grupos I, II e III, e, na sexta (31), das professoras dos grupos IV, com atividades nos turnos da manhã e da tarde.

A assistente técnica pedagógica Célia Regina Bastos, da Divisão de Educação Infantil, destacou a relevância do tema.

“Há cerca de dez anos o brincar ainda era visto de forma pejorativa. Hoje sabemos, com base em pesquisas e práticas, que ele é essencial ao desenvolvimento das crianças, especialmente na Educação Infantil. O brincar precisa ser planejado, ter intencionalidade e permitir que as crianças se apropriem do mundo e da cultura à sua volta. Promover essa formação ao ar livre é também um convite para que os educadores inspirem-se a levar seus alunos para espaços externos, estimulando o contato com a natureza e as brincadeiras tradicionais”, ressaltou.

Brenda Luana/SECOM Olinda

A Secretária Executiva de Programas e Políticas Educacionais, Goretti Pessoa, reforçou “a importância de realizar o encontro em um ambiente acolhedor e inspirador, aproximando os profissionais e promovendo o diálogo entre todos os que atuam na base da educação infantil”.

O secretário de Educação, Odin Neves, destacou que o ciclo formativo busca incentivar a gestão democrática e fortalecer a qualidade da educação nas creches municipais.

“Esses encontros têm o propósito de formação, troca de experiências e integração entre os profissionais. O objetivo é envolver todos os atores educacionais e melhorar cada vez mais a educação de base em Olinda”, destacou.

Mais de 100 profissionais da educação infantil devem participar das atividades ao longo dos três dias, reafirmando o compromisso da rede municipal com a formação continuada e o cuidado na primeira infância.

Notícia rápida

Categorias