Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda segue investindo na estruturação da rede de Atenção Básica e realizou, na manhã desta terça-feira (8), mais uma etapa de entrega de kits com equipamentos e mobiliário para qualificar o atendimento nas unidades de saúde do município. A ação contemplou os postos de Sapucaia I, Jardim Brasil V, Jardim Brasil II e Peixinhos I, II e III.
A entrega foi conduzida pela secretária de Saúde de Olinda, Ana Callou, e pela diretora da Atenção Básica, Ana Pantoja. Cada kit contém equipamentos essenciais como otoscópio, oxímetro, balança para adultos, balança pediátrica (pés-a-bebê) e sonar.

Além disso, as unidades também receberam mobílias como estantes, armários, cadeiras soltas e longarinas, contribuindo para mais conforto e organização no atendimento à população.
“A gente sabe que, quanto mais se instrumentaliza a unidade, com equipamentos, qualificação e formação, mais a gente cumpre aquela máxima de que é possível resolver até 85% das demandas da população dentro da Estratégia de Saúde da Família”, destacou Ana Callou.
Ela também reforçou que a qualidade no atendimento não depende apenas da estrutura física, mas da relação entre profissionais e comunidade. Segundo a secretária, nenhum problema de infraestrutura deve ser maior que a capacidade de acolhimento e empatia da equipe com os usuários.

As entregas começaram na última quinta-feira (3), com a presença da prefeita Mirella Almeida na Unidade de Saúde da Família (USF) do Alto de Nova Olinda, marcando o início desta nova fase de fortalecimento da Atenção Básica no município.
Ao todo, 70 kits serão distribuídos nas unidades de saúde da cidade, ampliando a capacidade de acolhimento, diagnóstico e cuidado nas comunidades.